Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

.amor incondicional.

Aqui no Vezenquando seguidamente falamos sobre amor. Como sou pai de uma menina de 10 meses e esse ano irei comemorar meu primeiro Dia dos Pais, resolvi inaugurar minha mesa falando desse assunto: o amor incondicional.

Ao ler a Bíblia algumas vezes me deparei com termos diferentes que são utilizados para descrever o amor. Existem basicamente 4 palavras gregas para se traduzir como amor. São elas: Eros (amor físico, sexual), Storge (amor familiar, fraternal), Philos (amor aos amigos, amizade) e Ágape (amor incondicional). O amor Ágape é o amor que Deus sente por nós. Ele ama a todos, independente de nossos erros, de nossas atitudes, de nossas falhas.

Há quem diga que ninguém pode amar desse jeito, que é um amor divino, não humano! Mas tenho minhas dúvidas.. eu amei minha filha desde o instante que fiquei sabendo que seria pai. Desde que ela tinha menos de um centímetro, dentro do ventre da minha esposa. Eu a amei mesmo sem saber se era “ele” ou “ela”. Eu a amei sem nenhuma condição, simplesmente por ela existir.

E esse amor mudou minha vida! Eu cresci e amadureci muito nesse período.
Li alguns livros, participei de um curso (Curso para Gestantes da UnimedPOA, recomendo!), conversei com familiares, busquei dicas na internet. Mas nada superou o aprendizado que adquiri durante esses meses em que convivo com minha filha.

Sei que ela está me observando. Absorvendo.. Aprendendo..(conforme vídeo abaixo) mas tenho que confessar que é um processo de aprendizagem mútua*, onde ela aprende comigo, mas eu também aprendo muito com ela.

Como pode um ser tão pequenino, que depende dos pais para praticamente tudo, ser capaz de ensinar tanta coisa pra gente? Entre muuuuitas outras coisas... ela me ensinou a ser mais paciente, mais cuidadoso no trânsito, mais participativo nas tarefas domésticas, mais apaixonado (ainda) pela sua mãe, mais grato à Deus por tudo que ele tem me concedido. Enfim, ela está me ensinando a ser uma pessoa melhor!
Sei que ainda tenho muitos pontos que preciso melhorar, mas estamos trabalhando nisso juntos, né bebê?

Ah, um detalhe: perdi meu pai muito cedo, eu não tenho muitas referências sobre comemorações do dia dos pais... não curti essa data ao lado dele. Então no próximo domingo será como se fosse realmente o primeiro Dia dos Pais de toda minha vida! Isso é muito legal e lhes garanto que vou aproveitar cada minuto!

Um forte abraço!

(* leitoras pedagogas, por favor me corrijam se meu conceito estiver errado)

5 comentários:

  1. Ah, Pablo!
    Que coisa mais linda isso!
    Estou emocionada!
    Aproveite cada segundo, pois vale muito!

    ResponderExcluir
  2. 'Pai, cuide bem desses pezinhos... eles vão seguir seus passos!!!!'

    ResponderExcluir
  3. Ai Pablo! Que lindo o teu relato...
    Fiquei emocionada tb...

    Parabéns pelo dia dos pais!!!! Curta cada minuto!!!!

    Ah, valeu a dica do curso ;-) !!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu meninas!
    Aproveitei bastante!

    E Grassi, o curso é muito bom mesmo!
    Explora vários pontos importantíssimos, desde alimentação durante a gestação, exames e vacinas, até aulas práticas de banho e troca de fraldas.

    Muito útil para "pais de primeira viagem"!

    ResponderExcluir