Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

.sensibilidade.

Eu estava pensando em qual assunto começar a escrever na mesa 1... que linha seguir. Pensei em vários temas, mas aí, depois de pensar, pensar, pensar... eu ontem recebi um e-mail que me fez decidir falar sobre ‘o poder que algumas pessoas têm encantar e nos tocar com as suas palavras', ou seja, a sensibilidade de quem escreve e a sensibilidade da outra pessoa que lê o que foi escrito.

Eu adoro o Vinícius [ o de Moraes ]. Alguns diriam que eu adoro os poemas tristes do Vinicius. Maybe. I don’t know. Na verdade eu não vejo como poemas tristes, eu vejo como poemas de uma sensibilidade tão grande... Quando eu leio, eu fico pensando em todos os sentimentos que estavam ali naquele momento... fico pensando se ele viveu aquilo... se ele conseguiu colocar em palavras aquilo que estava sentindo ou se ele apenas soube usar as palavras.

Mas voltando ao assunto do e-mail, eu participo de um grupo, de 400 pessoas, chamado ‘Domingueira Poética’. Todos os domingos eu recebo um e-mail lá do Rio com alguns poemas, músicas, mensagens... O responsável é o Victor José Ferreira, que sempre envia alguma coisa de uma sensibilidade tão grande... E adivinhem o que eu recebi neste domingo passado? Um Poema do Vinícius chamado ‘Ternura’. Lindo, eu colocarei aqui como comentário. E foi a partir desse último e-mail do Victor que eu fiquei refletindo sobre o poder que algumas pessoas têm de encantarem e nos tocarem com suas palavras ou com as palavras de outros.

E ontem eu vi uma frase nossa, escrita aqui no Vezenquando, rolando pelo Facebook e confesso: isso me trouxe uma alegria tão grande e um orgulho. A gente tenta escrever as palavras de um jeito tão simples, expressando o que estamos sentindo... e é muito gratificante saber que tem alguém que sente igualzinho... alguém que teve a sensibilidade de entender o que a gente escreveu e se identificou com o que foi escrito...
Então é isso, levem adiante as coisas boas do mundo. Leiam, identifiquem-se e tornem-se donos da  emoção que está por trás das palavras, mesmo que por um instante. Boa semana!

5 comentários:

  1. TERNURA
    Vinicius de Moraes
    Composição: Vinicius de Moraes

    Eu te peço perdão por te amar de repente
    Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
    Das horas que passei à sombra dos teus gestos
    Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
    Das noites que vivi acalentado
    Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
    Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.
    E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
    Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
    Nem as misteriosas palavras dos véus da alma...
    É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
    E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
    E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar extático da aurora.

    ResponderExcluir
  2. imagina:
    sentir o que Vinicius sentiu...
    chorar como Vinicius chorou...
    cantar como Vinicius cantou...
    amar... amar como Vinicius amou.

    queria ter essa sensibilidade...

    ResponderExcluir
  3. Sensibilidade...

    Só grandes poetas como Vinicius possuem.

    ResponderExcluir
  4. Sensibilidade...

    Sometimes, só grandes poetas como Vinicius conseguem expressar com tamanha facilidade.

    ResponderExcluir
  5. Oi galera!

    O Victor andou por aqui lendo o post e me mandou um e-mail dizendo que ele é Mineiro, mas mora no Rio há bastante tempo...

    Então tá! Já alterei o meu post falando que todos os domingos eu recebeo um e-mail lá do Rio... ;o)

    Bj, bj!

    ResponderExcluir