Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como preparar um chimarrão: Or, in other words, on how not to drink powder.

Yesterday I was the grateful recipient of a kilo of erva mate, directly from Rio Grande do Sul.

I love "erva mate". I think the Brazilians have perfected the flavor of the Ilex paraguariensis in a gourd. But I learned my love of it by drinking "yerba mate". The Argentinians, though, have made their yerba so easy to pour and prepare that I haven't had to learn the ritual dance, shake, and incantation that seem to be necessary to make a good "erva mate" work well.

For the life of me, I still can't figure out how to prepare um chimarrão without drinking powder or stopping up the bomba.

This morning, I spent it over the sink, sipping and spitting wet powder. Haha! Once it got working right, it was so stopped up, I would have needed an air pump to extract that delicious hot tea.

They make it look so simple. But there is a secret I am still to learn. What is your trick to preparing "um legítimo chimarrão gaúcho"?















18 comentários:

  1. Help!!

    Eu tenho tentado todas essas sugestões, mas sem sucesso. (bem, exceto o empilhar a erva como uma pequena montanha de decoração;)

    Uma de duas coisas acontece: Ou a bomba fica em uma sopa em pó de erva e bebo apenas esse pó (blech!) ou a bomba entra no limites seguros de uma bolsa de erva compacta, onde a água é incapaz de penetrar a barreira.

    Eles fazem o procedimento parece tão fácil!

    O que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahaha

    Deryl, meu amigo.. deve estar faltando a viradinha da bomba = ) coloca a bomba de frente e torce depois... não esquecer de tapar a bomba com o dedo polegar...

    ou pode ser ser pouca erva, ou muita erva... vou ver se gravo um vídeo como se prepara um mate topetudo e te passo = )

    ResponderExcluir
  3. Deryl, eu acredito que é algo que já está em nosso dna.. o gaúcho já nasce sabendo fazer chimarrão.. hahaha

    Assisti aos vídeos que você colocou como referência e me identifico mais com o estilo do segundo. E Considero o detalhe do filtro na bomba algo muito útil para os principiantes.

    Quando estiveres por aqui podemos organizar uma capacitação.. um treinamento, para você sair daqui um expert no assunto!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Tá, eu sou gaúcha e não sei fazer chimarrão! E nem gosto de tomar! Acho que nasci no lugar errado! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Tati, mas vc é menina!
    Isso é função nossa.

    A prenda só precisa saber cuidar da casa e do marido... hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Além disso, agora tu é Catarina!

    ResponderExcluir
  7. Aaahh, cuidar da casa e do marido é muito mais simples do que fazer chimarrão! Eu me sentindo catarina, o marido paulista, já viu né?! amigos, aguardo vcs um dia lá em casa para preparar um chimarrão pra mim! ehehe

    ResponderExcluir
  8. Tati: Parece que tu e eu, alem do curso de chula, os dois vamos ter que anotar outro curso.. Hahaha.

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha...
    Gente, eu concordo com o Pablo, acho que isso esta no DNA do gaúcho.
    Eu preparo um chimarrão maravilhoso do meu jeito.... Todo mundo diz que eu preparo de forma errada, mas resultado final 'is good'... a erva nunca desmorona!
    Se bem que desmoronar é coisa de quem toma do que de quem prepara... Ih, outro tópico, saber tomar chimarrão...

    ResponderExcluir
  10. Oba! Eta mesa boa essa ;-)
    Pois eu adoro um "chima" e tb o faço de forma bem tranquila!
    Adquiri o hábito com meu pai...
    Hoje tomo todos os dias !!!! Posso ajudar na capacitação !!!
    Acho mais fácil fazer chima's do que cuidar de casa....., Tati!!!!

    ResponderExcluir
  11. a viradinha da bomba = a technique I haven't yet seen.

    filtro na bomba = Isn't it already a filter? A good idea maybe, but I think a true gaucho would get a good laugh seeing me use one.

    .
    .
    .
    .
    .
    Outras dicas? Keep 'em coming! :)

    ResponderExcluir
  12. Deryl,

    Viradinha is very important thing.

    O filtro é útil, mas nem todos os gaúchos tradicionais (ou tradicionalistas) utilizam.

    Veja algumas imagens para entender melhor:
    http://www.ranchogaucho.com/images/fotos/chima1.jpg
    http://www.borkenhagen.net/imagens/logos/filtrosojeda2.jpg
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Aha. Achei isto: http://www.das.ufsc.br/~emerson/chimarrao/index-en.html

    A viradinha deve ser o segredo que me faltava.

    Obrigado galera! Vou tentar de novo...

    ResponderExcluir
  14. agora me diz uma coisa: onde vc achou ERVA para comprar aí?????

    ResponderExcluir
  15. Tati: Nao comprei. A professora da Carla, sua orientadora, me trouxe! Por aqui e' facil achar a erva argentina, mas a erva brasileira nao.

    ResponderExcluir
  16. Ah, então até vc aprender a fazer, já acabou!ahahahaha

    ResponderExcluir
  17. E já que quase tudo por aqui volta aos temas de amor e poesia, compartilho isto:

    http://www.paginadogaucho.com.br/chim/lpc.htm

    Chimarrão - Linguagem Poética do Chimarrão

    Mate assim......... significa...
    mel....... quero casar contigo
    açúcar queimado .....és simpático
    canela....... só penso em ti
    açúcar....... quero tua amizade
    frio......... desprezo-te
    sal........ não apareças mais aqui
    casca de laranja......... vem buscar-me
    amargo......... chegaste tarde, já tenho outro amor
    lavado.......... vai tomar mate noutra casa

    ResponderExcluir
  18. Any toughts on how to do this? The first time someone made it for me, it was perfect. Since then, I have tried 4 times to create it following multiple instructions all over the internet and to me it seems I am doing everything right. However it just tastes like mud. Powder mixed with the water is not good.

    How do I actually make this properly? There aren't any tutorials on the Internet that seem to address this problem.

    ResponderExcluir