Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

.é primavera [te amo!]

Olá gente querida...

No post de hoje darei continuidade a temática debatida ontem: a mudança, já que estou num momento 'tipo assim' e que amanhã muda a estação: é primavera!

Então... Já que 'É PRIMAVERA' [todo mundo junto: te amo!] e eu já estou no clima:
"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

(...)
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

. e daí? Já está com a tua listinha de mudanças pronta? É primavera...

15 comentários:

  1. Ah, Grassi, que texto lindo!

    "Prestemos atenção ao canto dos pássaros", diz Cecília!

    A primavera é algo tão 'revigorante' que a gente passa a perceber tudo que está em volta, não só o canto dos pássaros. Não sei, mas parece que tudo começa a fazer mais sentido!

    É um sentimento de alegria no ar!

    Com a chegada da primavera eu fico como as flores agrestes e suas roupas de chita multicor.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Tinha esquecido do coro:

    te amoooooooooo!!! \o/

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ... Estou acompanhando pela janela do meu trabalho (no meio de todos os prédios do centro de POA) a troca do telhado da Igreja da Conceição (faz mais de um ano já essa reforma :/)... Mas... Tem um céu tão azul e lindo na paisagem .... Me encanta!

    ResponderExcluir
  4. Jardins e praças floridas,...
    Gramados e pastagens verdejantes,...
    Ver vcs sorrindo,...
    Alegria a todo instante.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que "a primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome" já que por estes pagos, é o contrário e temos um longo outono e inverno a suportar.

    ResponderExcluir
  6. primavera... apenas calendário, não acredito que mude a vida ou o humor de alguém...

    #bemsensivel :P

    ResponderExcluir
  7. Marcus: Então você nunca viveu, onde a média durante os invernos é zero graus com gelo e neve e vento frio cortante durante meses a fio. Muda sim. Muda..... Hehehe

    ResponderExcluir
  8. Ai, Marcus, que insensível hehehe. tudo muda com a primavera!

    ResponderExcluir
  9. Pois meu humor muda até quando a globo começa a passar aquela musiquinha do BBB... “Se você pudesse me dizer ... Se você soubesse o que fazer ....”. BBB = fériasssss!!!! É jantinha com os amigos pra torcer pro.... ?!?! Gaúcho (independente de quem seja... hahaha)!!!!

    ResponderExcluir
  10. Credo, Feio!
    Aprendeu mesmo com o Caetano a 'ser pre sempre desafinado'!

    Hehehe

    ResponderExcluir
  11. o último dia de dezembro é sempre igual ao primeiro de janeiro...

    Muda nada!!! Ô DeLonge, não sei, cara... aqui onde moro faz frio e não precisa de gelo... faz calor e não precisa de fogo... oito ou oitenta!!! quatro estações em um dia... vivo primavera, verão, outono e inverno em 24hs. Muda nada! = )

    ResponderExcluir
  12. Hehehe. Viver todos os quatro em um dia não é o mesmo que viver um durante meses sem fim. Tente passar de entre oito e oito abaixo por quatro meses consecutivos. Então podemos falar sobre a mudança. ;)

    ResponderExcluir
  13. ah, mas não é o mesmo, MESMO!! hahahahah

    o dia que isso acontecer comigo eu passo a acreditar até nas fases da lua

    ResponderExcluir
  14. Grassi... você me conquista a cada post!!!!
    Lindo, lindo amiga!!!!
    Como tenho amigas maravilhosas!!!!!!!!

    ResponderExcluir