Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

quinta-feira, 28 de julho de 2011

.sobre o transformar.

.
.
.
.
.
.

Aconteceu assim: Ontem uma amiga minha me contava do seu novo computador [ um Mac ] que ela comprou recentemente e tinha uma lógica [ de manuseio ] toda diferenciada... e que ela teria que reaprender a usar o ‘computador’... então nós começamos a falar e refletir sobre ‘desconstrução’... ou seja, abandonar velhos paradigmas... pegar todas as ideias que a gente tem sobre as coisas, misturar tudo, sacudir e reorganizar os pensamentos [ dito de uma forma nada científica ].


Eu acho isso bem interessante... essa lógica da vida. A gente ‘acha’ que sabe tudo e de uma hora para outra tem que que reaprender velhas coisas [ ou seriam novas coisas? ]. Partir do ‘zero’. Eu acho que é mais ou menos como aquela frase [ do caminhão lá de Austin, Feio ]: ‘quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas'.


Tá, mas este meu post não é para falar sobre o computador da minha amiga, é para falar sobre ‘transformação’. E agora eu estou aqui ouvindo a música do Jorge Drexler, 'Todo se Transforma' e fiquei pensando sobre as coisas na vida da gente que vão se transformando sempre, sobre a nossa resistência às mudanças, como se fosse [ sempre ] ruim mudar... transformar-se.

Mas tranformação também lembra ‘evolução’... e evoluir é o melhor que podemos fazer por nós mesmos...
.
.
.
E quem quiser ouvir 'todo se transforma', vem comigo:  :o)

.
.
.
 
.
.
.

27 comentários:

  1. Corrigindo TCCs, ouvindo Jorge Drexler e pensando na 'transformação'...

    To quase uma borboleta... :D

    ResponderExcluir
  2. penso que não perdemos as coisas e sim não sabemos o que fazer com elas...

    ResponderExcluir
  3. Será que está relacionado com o medo que temos de mudanças?

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que está, também, relacionado com consciência e sentido...

    Pois quando temos consciência desses processos de mudança, eles, aparentemente, se tornam mais complexos.

    E daí vem o medo...

    [ aquele que rouba sonhos ]

    ResponderExcluir
  5. Tudo é transformação...
    Diária...

    Humana,
    natural,
    sensorial,
    ideal.


    Transformações necessárias.

    ResponderExcluir
  6. outro dia eu li que existem poucas diferenças entre os atletas de elite e os "atletas normais"... e uma delas era o de pensar antes de ir treinar... o sujeito acorda de manhã e pensa " ah, tah chovendo, acho que vou a tarde" e a tarde surge um imprevisto e ele não pode treinar. O atleta de elite( o que evoluiu ) levanta da cama e vai treinar, assim, é isso: vai!... depois, enquanto está no treino é que ele pensa e neste pensamento ele encontra argumentos pra justificar o seu esforço, sua luta, sua evolução. De maneiras que o medo só aparece quando pensamos demais? Onde está a linha que separa a cautela do medo? Não sei. Estou aprendendo a sair sem pensar e correr e conforme os obstáculos surgem eu tomo as decisões conforme o que se desenha no horizonte, contanto com a força da minha mente carregada de insentivos e experiências.

    ResponderExcluir
  7. Ri Aurelio . Grato pela recepção!

    ResponderExcluir
  8. [ refletindo sobre isso... adorei... já volto ]

    ResponderExcluir
  9. Estou aqui refletindo sobre os atletas de elite e os normais. Gostei dessa metáfora!

    Eu acho que existem decisões na vida que não devem ser 'muito' pensadas, porque acabamos por não tomá-las se pensarmos muito... [ talvez essa seja a visão do atleta comum ]... Ele vai empurrando com a barriga...

    Onde está a linha que separa a cautela do medo? Também não sei. O que eu sei é que as vezes o medo se disfarça de 'cautela'.

    O atleta de elite apenas 'vai'! [ gostei disso ]. Confiante e decidido!

    ResponderExcluir
  10. Refleti bastante sobre o post, pois estou passando por um período de grandes mudanças!

    No (bom) exemplo dos atletas, o elemento evoluído não pensa nos pormenores e segue seu planejamento, ignorando barreiras.. "confiante e decidido"... Se ocorrer algum tropeço ele dá uma paradinha, ajeita os tênis e segue em frente.

    Mas se esse atleta fizesse parte de uma equipe, tipo revezamento 4x100 metros??
    Como ele ficaria se ele tropeçasse? O que a equipe pensaria disso? O que a torcida pensaria disso?
    Seria algo que comprometeria o planejamento de todo o grupo.. expectativas seriam frustradas...

    Pensando sobre o medo e a cautela... É difícil explicar, mas penso mais ou menos assim:
    se ele corresse uma prova de 100 metros rasos, acredito que esse atleta não teria medo de arriscar.. de forçar ao máximo para vencer,
    mas em uma prova de 4x100, se ele fosse cauteloso, ele faria o melhor possível, mas sem exagerar.. sem arriscar demais..

    ResponderExcluir
  11. “Onde está a linha que separa a cautela do medo?”
    “Sentir com a inteligência, pensar com a emoção.”

    (...)

    As vezes (quase sempre) é difícil aceitar o novo... não tenho essa capacidade, assim, de pronto... a não ser quando a novidade seja imposta por mim, aí passo a crer na resistência do outro.

    Transformar...
    Evoluir...

    Cabe aí o desapego e o apego às coisas simples? [ do caminhão lá de Austin, Carla ]: ‘quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas'.

    Quero acreditar que sim, que seja considerado uma evolução poder e conseguir viver simplesmente...

    O que me impede?
    Medo ou cautela?

    ResponderExcluir
  12. Eu estava pensando, pensando, pensando... nas lagartas, nas borboletas, nos atletas comuns e de elite... nas transformações necessárias, naturais, sensoriais... no medo e na cautela...

    Pensei assim: :D

    Eu acho que a lagarta é uma atleta de elite, porque ela 'vai'! Não tem medo da transformação, porque ela sabe agir com cautela. Ela confia em si mesma e aposta na luta, no esforço necessário para a transformação...

    E viva a lagarta!

    :D

    ResponderExcluir
  13. é diferente, se a lagarta não "vai", ela não continua sendo lagarta... nós não, continuamos na mesma por medo de ousar...

    ResponderExcluir
  14. @Carla: Entao a diferencia entre medo e cautela e no ser humano:

    no 'ser humano'

    e

    no 'ser' humano

    ResponderExcluir
  15. A difereça entre medo e cautela é uma lagarta...

    hahahahaha

    ResponderExcluir
  16. Vcs me matam... era uma metáfora!!!

    :D

    ResponderExcluir
  17. A diferença entre medo e cautela é...

    a cautela te faz agir na hora certa...

    e o medo te impede de agir...

    ResponderExcluir
  18. E onde fica a linha continua por resolver...

    Fica na 'hora certa'....

    ResponderExcluir
  19. Mudanças e transformações são necessárias quanod sentimos que algo já não nos movimenta mais no mundo.

    Sentir-se estaganado, parado, sem perspectiva... ninguem vive assim. Apático, sem motivação pra se mexer, viver por viver.

    Todos precisamos de um objetivo, uma busca, uma conquista. Falo de modo geral. Objetivo de vida.

    Qual é o obetivo da vida de cada um? Qual é o meu? Qual é o teu?

    Os fins não justificam os meios na maioria dos casos? Então, no meio dos caminhos estão os medos, as dificuldades, as duvidas.

    O máximo que podemos nos dar ao luxo de fazer é parar e pensar por qual dos caminhos da bifurcação seguir, mas voltar e não mudar, não transformar por medo do desconhecido, não!

    Medo que te freia, te impede muitas vezes de viver exatamente como teus sonhos imaginaram.

    Ou até mesmo, melhor do que se esperava.

    Sou a favor das mudanças e das transformações em busca da realização pessoal.

    Mesmo que haja todo tipo de percalço. No fim, SEMPRE vale a pena.

    ResponderExcluir
  20. CSN I think you are correct, the best thing people can do is evolve, adapt, and be flexible. Keep moving and if you fall, fall forward. If you are open minded and optimistic to new hurdles or changes then you will soar. If you are scared or pessimistic you will be wearing blinders through life. I think some relationships endure changes and last because they not only have love but because the people are looking in the same direction together.

    "Human beings, by changing the inner attitudes of their minds,
    can change the outer aspects of their lives."
    — William James

    ResponderExcluir
  21. "Os seres humanos, mudando as atitudes internas de suas mentes, pode mudar os aspectos exteriores de suas vidas. "
    - William James

    fantástico isso, Jonny... seja bem vindo = )

    ResponderExcluir
  22. Jonny!

    looking in the same direction together.

    Thats Correct!

    Welcome!

    ResponderExcluir
  23. A estagnação inicia a partir do momento em que se pensa pequeno em relação a si próprio. É direito de todos querer, lutar e conseguir alcançar o objetivo, falo de tudo em geral. Mas reconhecer seus próprios equívocos é extremamente saudável e nos faz feliz.

    ResponderExcluir