Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

.detox!

Oii gente!
Blz?

Hoje cedo li via facebook a atualização do blog de uma "amiga virtual", sobre yoga.

Religiões à parte acho essa prática e cultura bem interessantes. E por isso resolvi trazer aqui para a mesa.

Que fique bem claro: não tenho conhecimento algum sobre a área. Participei algumas vezes de aulas de yoga, mas tudo meio sem aprofundamento. A primeira vez fui para acompanhar uma amiga... E a segunda: pq gostei ;-P. Em seguida tive que parar... Rotina maluca... Sabem bem como funciona né?!

Mas... Como férias servem para "inventar coisas"... Eis que estou aqui... Louca para fazer uma outra aulinha!

Na verdade o assunto não é sobre as aulas propriamente ditas. Meu comentário tratará sobre um outro tema transversal: a alimentação. A alimentação na cultura indiana [milenar]... É vista como um remédio também! "Você é o que você come". Nossa... Tri profundo isso! Verdade! Não estou sacaniando.

Há um tempo atrás [nesta "vibe" das aulas] assisti a uma palestra sobre alimentação ayurvédica, com a Terapeuta Ayurvédica Laura Pires [http://buscadaessencia.blogspot.com/] que hoje está na India. Gostei tanto que resolvi marcar uma consulta. Marquei. Fui. Gostei. Fiz uma dieta de desintoxicação na época e curti pra caramba!

Cheguei ao ponto! Era sobre a dieta de desintoxicação que eu queria falar ;-). A "amiga virtual" que comentei no início do post chama-se Dany Sá. Dany estuda e pratica yoga há um tempo... Hoje cedo li em seu blog, curti e resolvi compartilhar com vocês:

     Final de ano sempre é a mesma história: vem o período de festas, férias e viagens e acabamos mudando nossos hábitos rotineiros principalmente no quesito alimentação. O corpo acaba sofrendo as consequências e precisamos ter uma saída para não sacrificá-lo ainda mais.

    Ao longo do tempo, vamos produzindo muitas toxinas para o corpo através da alimentação, dos pensamentos e emoções. Um descanso para o organismo é necessário de vez em quando para que nossos orgãos também possam tirar umas férias merecidas e trabalhar menos.

    A Detox, como ficou conhecida hoje, pode ser traduzida como desintoxicação alimentar ou dieta anti-ama (toxinas). Este processo é milenar e utilizado pela medicina ayurvedica.

    A primeira vez que fiz a dieta foi em 2008 quando fiz um tratamento ayurvedico completo (panchakarma) que consiste além da dieta, limpeza interna dos orgãos necessários e massagens. Depois do tratamento, é necessário que você mantenha outro tipo de dieta com relação ao seu tipo físico (doshas). A avaliação do seu tipo físíco (kapha, vata e pitta) é feita por um profissional especializado em medicina ayurvedica.

Ficou curioso? Veja na íntegra:
danysayoga.blogspot.com

16 comentários:

  1. Interessante Grassi. Eu fiz durante um tempo em casa mesmo aulas de yoga e power yoga. Tenho os vídeos feitos pela MTV quem quiser... (só pedir) Tem também pilates. Mas o que quero dizer é que acho bem bacana! Tem uma revista também sobre Yoga que tem nas bancas que curti.
    Para nós, leigos, é uma boa pedida.
    Quanto a medicina ayuverdica, tive contato pela primeira vez em 2003 quando fazia uma terapia alternativa e com ela descobri um autor que gosto muito que se chama Deepak Chopra que é um médico indiano e além dele descobri a Loiuse Hay com seu livro famoso "Você pode curar a sua vida". Lembro que na época que li este último livro obtive resultados incríveis em termos de conhecimento interior.
    Fica a dica!
    Como vivemos em tempos de muito barulho. É sempre bom uma pausa nas férias para descobrir novos caminhos para aquietar a mente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...a avaliação do tipo físico (kapha, vata e pitta) é incrível, os alimentos não caem bem para todas as pessoas, cada um faz parte de um grupo. Como sou vegetariana desde 2005, fiz alguns cursos de culinária.
    No curso de culinária indiana, além de ter aprendido sobre estas constituições, aprendemos a "neutralizar" alguns alimentos - imaginem em uma família onde cada um é de uma classificação (kapha, vata e pitta)hehehe, foi muito interessante.
    Em 2007 fui para a Índia e fiquei por lá 25 dias... experiencia linda! Eles realmente cuidam do corpo, mente, espírito e colocam isso em primeiro lugar. Não há correria do trabalho que façam deixar suas práticas de lado (religiões a parte). Aqui a gente nada se der tempo, medita se der tempo, vai a academia se der tempo.
    Grande admiração por aquele povo!
    Queria compartilhar com vocês :) Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciane! Gostaria de saber mais sobre a tua viagem para a India. Que tipo de programação vc fez lá?

      Excluir
    2. TO em viagem...quando voltar vou adorar compartilhar. Bjssss

      Excluir
  3. Muito boml!!

    Sabe, no interior, pelo menos acredito que seja assim, os hábitos alimentares e de cuidado com o corpo é diferente daqui, sou um tanto quanto “chucro” pra esse tipo de coisa (para outras também) e é quase que surreal saber que pessoas praticam, literalmente, os costumes que acompanho de muito longe e tenho pouquíssimo conhecimento.

    Depois que vim morar na capital, comecei a notar que as pessoas valorizam esses cuidados, o que no começo me pareceu estranho, hoje com apenas quatro meses vivendo aqui, considero vital.

    Para mim, que sou carnívoro, só o fato de já estar indo almoçar todos os dias em um restaurante vegetariano, é um avanço e tanto, transcende as minhas expectativas.

    Curti a mesa5 dessa semana, me liguei nos comentários, uma aula pra minha “chucrisse”

    Grácias!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Feio que tu está almoçando num vegetariano?! Que legal... Eu não sou vegetariana. Mas confesso que carne não é minha 1ª preferência... Se tiver outra coisa, tipo peixe ou qq outro fruto do mar eu curto. Acho q eu não teria muitos problemas em ser vegetariana...

      Cris: fiquei com vontade de ler o livro que tu comentou. Tu tem ele?

      Lu: que bárbaro teres ido à Índia! Conta mais, conta mais! Adoro! Acompanhei a viagem da Laura Pires via blog dela. Muito show! De onde veio essa ideia/inspiração ?!

      Bjus gente!

      []s

      Excluir
  4. pois é... Prato Verde: http://www.pratoverde.com.br/

    tribom = )


    ah, confesso, carne sempre foi minha 1ª preferência =D

    ResponderExcluir
  5. Sorry, mas carne continua sendo minha 1ª opção. Tendo uma carne e uma saladinha, pra mim já tá legal ;-)

    Ah, inclusive o Marcus tentou me convencer a ir no Prato Verde, quando a gente almoçou junto outro dia desses, mas não encarei.. hahaha

    ResponderExcluir
  6. não consigo responder onde deveria responder... entenderam?

    bueno... falando (escrevendo) assim, até parece que tu iria comer minhoca hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a carne do mc donalds é minhoca. já ouviram falar? kkkk

      Excluir
    2. siiiiiimm, e a do burguer King é muito melhor.
      Parece de churras!

      Excluir
    3. se é minhoca não sei, mas já vi baratinhas na máquina de sorvetes

      Excluir
  7. Eu amei esse post e o assunto detox me interessa muito. Gente, quando morei em poa eu adorava o Prato Verde! Tinhamos atéum cartao fidelidade hehe. Floripa que parece ser metida a natureba não tem restaurante parecido, nem com o meu preferido em poa, que é o Ocidente. #saudadedopratoverde

    ResponderExcluir
  8. Uma vegetariana desde 2005, outra simpatizante da causa.

    Uma gaúcha, em Floripa, com saudade de verde!
    Um gaúcho, da fronteira, fã dos verdes!

    Será que sou o último dos carnívoros?

    ResponderExcluir
  9. VOu mandar dicas de restaurantes novos hehehe... Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Para quem curte um bom vegetariano, segue algumas dicas:

    - Mantra Gastronomia e Arte - Rua Santo Antônio, 372 - Independência (tranquilo, telas com pinturas indianas...)

    - Bar Ocidente - O mesmo das noitadas hehehe, com um clima maravilhoso, janelas com muita luz entrando, gente bacana e comida gostosa!
    Rua João Telles esquina com Osvaldo Aranha.
    http://www.ocidente.com.br/

    - Restaurante Suprem - Vegetariano Indiano (maravilha) - Rua Santo Antonio, 877 - http://restaurantesuprem.blogspot.com/

    Beijão!!!

    ResponderExcluir