Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

.a distância.

Pessoal, recebi este poema na Domingueira Poética e quis socializar com vocês.

Dizem que "se cada pessoa lesse ou ouvisse pelo menos um poema por dia, o mundo seria certamente melhor".


A  DISTÂNCIA
- Thales Paradela

- Falta muito?
- Tá chegando...
- Ainda?
- Tá chegando...
- De novo?
- Sempre!

Pela janela do trem, o tempo passa de revés. Relatividade tem de ter
sido deduzida num trem de beira do Rio Doce. Muito saculejado na
cabeça dá nisso.

- Ainda tá longe?
- Um dia chega...
- É antes ou depois daquele morro?
- É antes do que eu morro...

Trem segue pra lá, rio desce pra cá, tempo corre pronde? E o guardado
do tempo, escorre? Cai de lado? Em que margem do rio tenho que estar
pra pescar lembrança? Mas se eu trocar de margem, fisgo lembrança de
amanhã? O Doce é marron, chuva já foi mas com barro foi cotejando no
beiral da encosta, chegou marron no leito. Chuva torna a ser, clara.
Onde fica o bairro recolhido?

- De novo esta curva?
- É outra...
- Como que você sabe se vira igual?
- Não sei, mas a torneira é outra?
- Parece que não sai do lugar, sai?
- Só pra poder voltar...

Dormente de trem parece dormido, mas trilho eu asseguro que é sujeito
direito, reto. Leva sempre. Mas trilho tem final? Eles se juntam lá
nesse? Tem uns que leva e traz, é só trocar o lado do foguista. Que de
eu ir, passei por uma mangueira carregada, aguei. Foi chegar e
procurar um pé. Em que pé eu subi? Não é a mesma manga do caminho?
Esse quem plantou? Ou é a mesma, que o tempo plantou. Sei uns que
comeram, mas num vi quem plantou. Os de depois terão o de comer?

- Falta muito?
- Só um tempo...
- Tempo nunca é só! Falta.
- Acho até que o tempo é só...
- E chega onde?
- Tá vendo aquele abraço?
- Daqui parece pequeno...
- Pois é ali que chega.
- E qual a distância?
- Um metro depois da saudade!

Um comentário: