Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

.quando palavras valem mais que mil gestos.



Tenho uma amiga que se orgulhava de, em 23 anos de casamento, nunca ter dito “eu te amo” para o marido. Batia no peito como uma vencedora, como o lado vitorioso de um eterno jogo de sedução, em que apenas uma parte cede, e outra capitula. Sua estratégia, garante, deixou-o sempre apaixonado, “no cabresto”. Quando ela o conheceu, disse-me, ele não era o homem sensível que se tornou ao longo de duas décadas, mas um rapaz agitado, que não parava com ninguém. “Eu nunca telefonei para ele para nada”, festejava. “E ele sempre me ligou”.

No fim do ano passado, uma tragédia abateu-se sobre esse casal. O marido teve um ataque cardíaco fulminante e não resistiu. Minha amiga não teve tempo de se despedir, nem mesmo de tentar salvá-lo — foi um enfarto de uma rara violência. O golpe lhe foi fatal; ela o adorava, mas não a ponto de lhe contar que o amava.


Esse trecho saiu de uma reportagem da Revista Época (acesse aqui a reportagem na íntegra), intitulada Se você ama, por que não diz?

Essa reportagem me sensibilizou imensamente. Infelizmente as pessoas deixam passar oportunidades, momentos, instantes sem demonstrar aquilo que sentem e quando percebem que deveriam ter feito... não há outra chance.

Muitas vezes é o instante que morre, o momento que finda, a oportunidade que passa... E aí... aí já foi! Não há mais o que fazer... Foi tanta economia de palavras que o outro já não está mais lá para ouvir... o outro já nem quer mais ouvir.

Por que somos tão abundantes com críticas e tão econômicos com elogios?

Não sei explicar. Eu procuro não economizar palavras, sentimentos... Então não entendo as pessoas que não conseguem dizer que amam as pessoas que amam. Não consigo entender essa economia de palavras. Concordo que gestos sinceros valem mais que mil palavras 'mascaradas'. Mas não é disso que estou falando aqui. Falo de sentimentos verdadeiros que não são expressos verbalmente. Falo de momentos que passam e não voltam jamais.

Num mundo sem toques, olhares e os sons das vozes, de carinhos vazios de Twitter e Facebook, protegidos pela tecla de um computador, o grande desafio do ser humano é ir além do “cutuco” das redes sociais, pegar um carro, enfrentar o trânsito, subir o evelador, tocar a campainha e dizer, sem medo, o que sente.

Como dizia o Vinícius: e cada verso meu será pra te dizer que eu sei que vou te amar por toda a minha vida...

Sábio Vinícius!

5 comentários:

  1. Cuide bem do seu amor
    Seja quem for,
    Cuide bem do seu amor
    Seja quem for...

    ResponderExcluir
  2. Sábio Cazuza!

    É que eu preciso dizer que eu te amo
    Te ganhar ou perder sem engano
    É, eu preciso dizer que eu te amo tanto

    ResponderExcluir
  3. É... nesses tempos modernos, fica cada vez mais difícil de dizer com palavras. Escrever é fácil, o difícil é falar.

    Quanto esta mulher da reportagem, pra mim ela não passou de uma egoísta durante 23 anos...

    Nada vale mais do que palavras, NADA!

    ResponderExcluir
  4. Eu, que não tenho a mesma habilidade dos amigos poetas no uso das palavras, muitas vezes me pego utilizando de gestos para demontrar meus sentimentos.. um abraço no momento certo, ou um sorriso sincero ajudam muito.. mas tento mesclar os gestos com algumas palavras.. as que meu repertório permite.

    Claro que as básicas são mais frequentes, como falamos em um post outro dia.. afinal com o uso do 'por favor', 'obrigado', 'com licença' e 'eu te amo', muitas barreiras são quebradas.

    Pra mim o que importa é a sinceridade. Palavras soltas no vento ou gestos decorados, artificiais, não levam a nada. Se você ama, não deixe seu parceiro na dúvida.. fale, demonstre, curta juntinho esse sentimento!

    ResponderExcluir
  5. "Saber o que dizer na hora certa e a pessoa certa é fundamental... essa história de meia palavra bastar, um olhar falar mais que mil palavras, é balela. É preciso dizer alto e bom som o que se quer dizer, mesmo que quem ouça (leia) fique em silencio fingindo que não está nem aí."


    http://vezenquandopub.blogspot.com/search/label/mesa%203 (mesa 3, 25/01/2012)

    ResponderExcluir