Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

.procura-se um amigo.


Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Linda poesia do Vinícius... Acrescentando...


 Procura-se um amigo que saiba o significado do que é ser amigo e se disponha a ser amigo.


 Fazia 'um tempo' que eu não escrevia algo com o marcador 'me revoltei'. Tempo mesmo. Mas essa história de amigo ou do 'o que é realmente ser amigo' é um tema que há dias vêm me fazendo refletir. Às vezes chega o momento da gente saber distinguir o que é 'acessório' do que é 'fundamental', o que é 'artificial' do que é 'verdadeiro', o que é 'sentido único' do que é 'via de mão dupla', o que é 'para um final de tarde num boteco' do que é 'para a vida toda'.

E se não for fundamental, verdadeiro, via de mão dupla e para a vida toda: vai com Deus! ;)


25 comentários:

  1. Soneto do amigo
    Vinícius de Moraes


    [ ... ]

    Um bicho igual a mim, simples e humano
    Sabendo se mover e comover
    E a disfarçar com o meu próprio engano.

    O amigo: um ser que a vida não explica
    Que só se vai ao ver outro nascer
    E o espelho de minha alma multiplica...

    ResponderExcluir
  2. Basta ser humano, basta ser sincero...

    pode deixar que o amigo te encontra. =)

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu tentei ligar para a Carlinha para dizer que a amo muito, mas ela não atendeu o telefone! Assim não da né amiga! Colabora! eheheheheheh
    P.s: Também amo o Vezenquando!

    ResponderExcluir
  4. Amigo e amizade, duas palavras diferentes.
    Pq muitas pessoas deixam de ser amigas das outras?
    Muitas vezes uma amizade de anos é desfeita por uma frase mal colocada ou uma idéia contraditória.
    Será que damos mesmo o valor que cada amizade merece?
    De fato, amizade não tem preço.
    Assim como nenhum sentimento pode ser mensurado em valores, desde os piores até os melhores.
    O que se mensurar é a troca desse sentimento (seja qual for).
    Amizade, com amizade se paga!
    Como é possível ser amigo de alguém que te prejudicou, insultou, feriu, esnobou, etc?
    Entra aí o fator coerência...
    Acho bem sensato fazermos limpezas em nossas amizades de tempos em tempos, assim como esvaziamos as gavetas (geralmente no natal) e verificamos o que ainda tem algum motivo de estar lá.
    Na prática, vejo assim:
    Não posso me considerar amigo de alguém pra quem olho na rua e não consigo passar de um "bom dia".
    Nada sei daquela pessoa além de que, em algum lugar do passado, conversamos, tomamos uma cerveja, jogamos uma partida de futebol...Isso é amizade.
    Também não posso ser amigo de quem não me dá importância, de quem nunca me dá um minuto de seu tempo sem que seja pra falar dos problemas ou promoções dele...Isso chamo de interesse.
    Muito menos, posso ser amigo de pessoas que em algum tempo estavam presentes apenas com o intuito de saber de mim, para depois inventar fofocas...
    Amigo é quando mesmo estando longe dão o ar da graça. Nem que seja para dizer apenas um "oi, como está?" com real interesse em saber das novidades...Alguém q não te cobra por teu comportamento, mas que aconselha mesmo sem pedir...
    Desse tipo de pessoa, cada um de nós conhece um, dois, talvez três ...Os demais, são colegas. Se tem amizade...

    ResponderExcluir
  5. Feiooo, tomara que me encontre! :)

    "Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo."

    ResponderExcluir
  6. Crisss,

    Celular no silencioso é 'fogo'!
    Recebi a mensagem, adorei!

    :)

    ResponderExcluir
  7. Pois então, penso que as amizades estão muito raras hoje em dia.. são muitos conhecidos, colegas, vizinhos, "amigos" nas redes sociais, mas poucos amigos verdadeiros.
    Acho que é bem esse negócio da via de mão dupla, da troca de sentimentos que foi falado.
    Concordo com muita coisa que o Rafa falou e acrescentaria mais uma: que o amigo verdadeiro sabe identificar o momento do outro. Sabe quando a pessoa precisa só de um "oi, qualquer coisa tô aqui" e quando a pessoa precisa de um puxão de orelha, direto e sem rodeios.

    ResponderExcluir
  8. Ah, esses dias tive uma boa prova de amizade:

    Talvez tenha que fazer uma viagem, para uma cidade onde não conheço ninguém.. apenas uma amiga virtual.
    Seria jogo rápido, ir num dia e voltar no outro. E achei muito legal o fato de que essa amiga virtual ofereceu a sua casa para me hospedar. Sem segundas intenções, sem maldade nenhuma, sem exigir nada em troca.. apenas para ajudar, para ajudar o amigo.
    Ainda nem agradeci, mas pra mim foi uma boa prova de amizade!

    ResponderExcluir
  9. Pablo, essas provas de amizade são as melhores!

    Pois é... eu ando há dias pensando nisso... no que é ser amigo mesmo, de verdade!

    Eu gosto bastante de festa e tô sempre envolvida com alguma coisa, seja jantares na minha casa, em restaurantes...

    Mas aí parei para pensar e percebi que a maioria dos meus amigos [ não todos, claro ] estavam do meu lado apenas quando eu chamava.

    Então resolvi fazer o teste do silêncio... passei o 'findi' todo sem ligar para ninguém...

    E adivinhem?

    Passei o findi sozinha...

    :/

    ResponderExcluir
  10. Putz, prova de amizade? Pra que? Por que!?!?
    Isso é cobrar do amigo, e de amigo não se cobra!
    Tenho muitos amigos que já não vejo há tempos, mas pode ter certeza de que, quando nos encontramos, parece que foi ontem o último papo.
    Quanto às redes sociais... FB da vida.... reencontramos colegas de colégio que em algum lugar do tempo fizeram parte de nós, manter contato com essas pessoas não significa que elas são realmente tuas amigas. Em algumas vezes se tornam, novamente... se aproximam.
    Não sei o que caracteriza uma amizade, tenho os meus e considero todos, meus amigos, uns mais, outros menos... até por que, ninguém é igual a ninguém, graças a Deus! Já pensou todo mundo ter a personalidade forte do Julio Neto? Ou a diplomacia do Lucílio brutos? (este último nos deve um texto sobre a Irlanda... safado, tratante! LUCÍLIO TRATANTE!!)
    Acho que amizade é isso, tu poder xingar e ser xingado sem mágoas... o Júlio e eu, por exemplo, já brigamos tudo o que tínhamos para brigar, nos conhecemos... continuamos firmes e fortes, viramos compadres... sou padrinho do Vicente (que rico guri).

    Passar o findi sozinho se receber ligação dos amigos... isso é maravilhoso! Quero mais é que eles tenham aproveitado o feriadão, tenham ido a praia, tenham se divertido bastante... depois me mostram os registros em álbuns de fotografia.

    Ter amigo é fácil, o difícil é tu estar aberto e liberto para a amizade.
    É o que penso sobre amizades... não vou nem ler o que escrevi, tenho certeza que acabei confundindo e não dizendo coisa com coisa... mas meus amigos me entenderão =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro teu pensamento. Eu queria ser assim! Não esperar nada em troca, mas eu só sei retribuir quem tb me procura, quando a via é de mão dupla...

      Excluir
  11. ah!! e antes que eu esqueça... mesmo não tendo falado do Sandro Bitencourt (Pity), sei que não vai entrar em crise... porque o cara é meu amigo!!

    ResponderExcluir
  12. Feio, eu AMO teus comentários...

    Não é prova de amizade... jamais mediria a amizade dos meus amigos por um teste de silêncio.

    Não sei se entendo ou concordo com o "tenho os meus e considero todos, meus amigos, uns mais, outros menos..."

    Amigo é amigo, 'não existe mais ou menos amigo' ou é amigo ou não é...

    Sei lá, ando pensando nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tema tb me faz refletir muito. Amigos a gente acaba contando nos dedos. Aquela amiga de infância que encontro 2 x por ano mas parece que falamos ontem.
      Eu tb amei esse comentário do Marcus. Acho muito evoluído quem pensa assim. Já eu sempre espero troca...

      Excluir
  13. Não podemos confundir conhecido com amigo!
    Falando tanto em amizade acabei por analisar as minhas.
    Confesso que muitas vezes achei que alguém era meu amigo quando na verdade não era. E olha, acho até que a pessoa se julgava minha amiga. Mas amigos, vou ter que concordar com o Rafael, querem o nosso bem SEMPRE. São poucos, mas valem pra toda vida!
    Dentro do meu grupo bem seleto encontro Rafael e Carla Netto. São pessoas intensas, verdadeiras, únicas.
    Acho que por isso na semana passada meu marido ligou pro Rafa só para dar um "Oi" e dizer que estava com saudade. Achei bacana! Homens normalmente não são assim tão manteiga! eheheheeh
    Um brinde aos amigos/irmãos que escolhemos para vida toda!

    ResponderExcluir
  14. Um brinde, Cris!
    Aos amigos verdadeiros, pra vida toda!
    Amigos/irmãos!

    Um brinde ao Guido Manteiga!

    hahaha!!

    Adorooo!

    ResponderExcluir
  15. Cris, o fato de serem homens não quer dizer nada:

    "Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração."

    ser humano!

    Pelo que li, acho que é esse o caso... =)

    ResponderExcluir
  16. Cris, os homens também valorizam muito as amizades, só que se expressam de forma diferente... uns mais manteigas e outros mais toscos.
    Eu tenho um amigo que 'vezenquando' me liga ou manda emails do tipo: " E aí seu viado, como é que tá a próstata?".
    Ele sabe que não sou 'viado' e que não tenho problema na próstata, mas é o jeito dele de perguntar se tá tudo bem... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo,
      Esta expressão que teu amigo usou é do mais puro carinho. Coisa de homem mesmo! O Guido tem uns amigos que falam assim também.
      Bacana amizade não?

      Excluir
    2. Sim, Cris.
      Esse é exemplo de um amigão mesmo. Conheço desde os 5 anos de idade, é meu padrinho de casamento e temos muitas histórias pra contar.. desde carnavais em Laguna, até velórios de familiares.
      Com certeza um amigo verdadeiro, pra vida toda!

      Excluir
    3. Ah, apenas para registrar:
      ontem, no dia do meu aniversário, tive diversas manifestações virtuais de 'amigos', me parabenizando pela data. Mas somente um amigo me ligou, só um.. e foi esse que citei acima!

      Excluir
  17. esse telefonema do amigo do Pablo me fez lembrar da piada aquela da diferença de amizades entre homens e mulheres... uma comparação de como é uma e outra... mas não posso contar aqui, a Carla chamaria a minha atenão pelos palavrões na mesa dela, tenho certeza =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, mentira que esse poema é do Vinicius? Nossa... Li muito na adolescência qdo participava de grupos de jovens na igreja...

      Bom... MINHA opinião:
      Tenho vários amigos... Amigos enfeites, acessórios, pra fofocar, pra viajar pro interior de Bossoroca, pra Paris... Pra contar coisas tristes, pra desabafar, pra pedir conselho, pra dar conselho... Pra tomar café... Vinho branco (comecei agora :-p), tinto, clericot no final da tarde... Pra fazer compras, pra correr, pra contar coisas alegres, pra chorar, pra passear na Redenção, no Parcão, na Padre Chagas.... Pra estudar pra concurso, pra conversar sobre Deus, o céu, a água, o mar, o infinito, o destino .....

      AMIGOS de todo o tipo... Pobre, rico, homo, hetero, alto, baixo, gordinhos/as...... Classificar qual o melhor? Não consigo! Nem tentei, nem quero. Pra quê?! Cada um contribui (e muito!) para que a minha vida seja um pouco melhor... Mais flexível, mais aberta, mais sábia, sobretudo divertida!

      Minha sogra costuma dizer que temos uma vida social muito intensa... Que é quase uma loteria nos pegar em casa... E é verdade... Felizmente temos muitos amigos :-).

      Não me questiono nadinha sobre isso..... E 'acho' que não costumo cobrar nada em troca... Não sei... O que vcs acham? Sei que é importante respeitar o tempo de cada um... Uns podem agora, outros amanhã, outros depois e depois e depois.... Depois que terminar o mestrado, o doutorado, quando voltar de viagem... Sei lá...

      E quanto durar por toda vida... Nossa! E dure o qto tiver que durar... Na vida da gente nada é pra vida toda.

      Excluir
    2. Sim, o poema é do Vinícius... :) Legal, né? Eu tb conhecia, mas não sabia que era dele...

      Pois é, uma vez eu recebi um powerpoint por e-mail falando sobre os tipos de amigos... acho interessante, mas não sei se concordo...

      E é justamente isso que me questiono... ter um amigo que 'serve' apenas para ir ao shopping (por exemplo), é amigo? Amigo mesmo, no sentido total da palavra...

      Excluir