Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

.se dinheiro não existisse.

.
.
.
Janeiro, início oficial do ano, é sempre tempo de repensar a vida, reorganizar nossas rotinas, refazer planos... Embora janeiro seja um marco para mudanças, a gente não precisa esperar por esse mês para estabelecer novas metas, redirecionar caminhos. As mudanças são processos internos, independentes do mês que estamos vivendo. Como diz tão sabiamente Drummond: para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo.

E aí apareceu este vídeo para refletirmos: Como você faria seu ano novo? O que você gostaria de fazer se dinheiro não existisse?




Melhor ter uma vida pequena, mas feliz e cheia de coisas que você realmente gosta de fazer, 
do que uma vida vivida de uma forma miserável, fazendo coisas que você não desejou fazer, ao lado de quem você não gostaria de estar, desperdiçando um tempo precioso, que não volta jamais.





Enquanto dá tempo, mãos à obra! ;)

.
.
.

17 comentários:

  1. Na maioria das vezes quem precisa de dinheiro são os outros e não você e isso te empurra para uma "pressa" que não te deixa pensar direito. Me preocupa também o "ano novo", porque as pessoas só querem pensar em mudar no ano novo? Sem dúvida fazer o que se gosta, e bem, é mais importante do que o dinheiro, espero que todos tenham e dêem tempo para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ler aqui, Diógenes! :)

      Eu acho que as pessoas só pensam em mudar no ano novo, porque é um momento de reflexão, quando a gente se dispõe a 'desacelerar' e se permite repensar algumas coisas... Não devíamos, eu sei... O tempo para mudar deve ser a qualquer instante...

      Excluir
  2. E quando você já possui tudo que sempre sonhou? ...
    Amigos maravilhosos, um amor para chamar de seu, uma profissão que não deixa dúvidas da escolha feita... E por aí segue a lista.
    Interessante quando fica a sensação de: " e agora? O que eu quero agora????"
    Precisar querer algo?
    Precisa sim.... Enquanto houver vida, há quereres!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Se dinheiro não existisse, eu ia querer viver de poesia... sem me preocupar com a escrita de artigos, livros e pesquisa para pontuar no meu lattes... Eu também ia querer viver de viagens, conhecer lugares e pessoas... levando comigo todos vocês... :)

      Excluir
  3. Então,

    Sobre estabelecer metas para o novo ano: Penso que todo dia é dia de comer peru...

    Sobre a grana... acho bonito a reflexão, mas a vida real não caminha de mãos dadas com os sonhos, infelizmente.

    ...não sou um cara apegado ao material, mas quando minha filha, que estará prestando vestibular esta semana com dezesseis anos de idade, me consultou que caminho seguir, não titubeei em lhe dizer em fazer aquilo que desse grana...

    Não conheço ninguém que, sem ou com pouca grana, consiga curtir a vida, mesmo que em período de férias, fazendo aquilo que gosta...

    O dinheiro está para o homem assim como o carrapato está para o gado... um mal necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feio, eu conheço pessoas que mesmo com muita grana não conseguem curtir a vida... então, não sei se é regra: dinheiro = felicidade.

      Há uns dias atrás estava conversando sobre felicidade com uma pessoa muito próxima e essa pessoa me dizia exatamente isso, que ela era muito mais feliz quando não tinha todo o dinheiro que tem hoje.

      Sobre a escolha dos filhos, eu não tenho 'muitas certezas' sobre qual é a orientação 'certa' no melhor caminho a seguir.

      A Maria tem um dom musical que me emociona... Esses dias ela me perguntou se podia ser 'dançarina'... Eu fiquei pensando se caso ela decidisse ir por esse caminho mesmo, eu daria a maior força.

      Mas me questiono, o tempo todo, no importante papel dos pais e em como realmente deveríamos orientar... eu entendo a tua preocupação.

      Excluir
    2. Este ano na escola da Maria pediram que os pais escrevessem uma carta para os filhos para que fosse colocada numa cápsula do tempo e que será aberta apenas em 2023, na conclusão do ensino médio.

      Divido com vocês um trechinho da carta que escrevi para ela, que fala exatamente dessas escolhas:

      [...]

      Sabe qual é o teu sonho atualmente? Tu me disseste esses dias que gostaria de ser dançarina e me perguntou se eu te deixaria ser. Sabe o que eu te respondi? - É claro que sim, minha filha! Eu sempre irei te apoiar naquilo que decidires fazer.

      Tu tens uma habilidade imensa com a dança. Aliás, isso é o que tu fazes o tempo inteiro, em casa, na escola, no jazz... Tu és muito musical. Por conta disso, Maria, nesta semana nós decidimos te matricular no curso de violão e tu vais fazer aulas de canto. Filha, tu cantas tão bem! Tu tens um domínio imenso do inglês. Quando tu não estás cantando, tu estás dançando. Sempre as músicas em inglês são as tuas preferências.

      Tu ganhaste de presente um iPod (neste momento o iPod é o que temos de mais sofisticado em termos de equipamentos eletrônicos para música). Pelo teu iPod tu baixas as músicas. Tu não te desgrudas desse iPod. Até na hora do banho tu colocas as músicas para tocar. Tu sempre vai escutando as tuas músicas no som do carro enquanto eu te levo para a escola. Maria, essa é uma das partes mais divertidas! Nós vamos cantando as tuas músicas enquanto eu te levo para a escola. Geralmente, tu não deixas eu escolher o repertório. Só tu podes escolher. Hoje tu baixaste a música Big Time Rush e essa foi a música que repetiu umas 10 vezes até chegarmos no colégio.

      Ah, minha filha, como nós nos divertimos juntas!

      [ ... ]

      Filha, querida! Amada do meu coração! Eu desejo que tu sejas muito feliz ao longo de toda a tua trajetória! Que tu tenhas muito sucesso em tudo aquilo que decidires para a tua vida. Estou curiosa para saber o que tu decidiste fazer em termos profissionais. Será que ainda anda dançando por aí? Ainda cantas, minha filha? Tenho certeza que deves ter escolhido com o teu coração qual carreira seguir. Isso é o mais importante, Maria!

      Maria, todos os dias eu te pergunto: - O que a Maria é para a mamãe? E tu me responde: - O teu orgulho, mãe! É isso mesmo, minha filha! Tu SEMPRE serás o MEU ORGULHO!!! Saiba que EU TE AMO muuuiiiiito, independente de qualquer escolha!

      Excluir

    3. Eu não disse que a regra é essa: dinheiro = felicidade. Mas te proporciona momentos felizes.

      Eu adoraria poder viver da música que faço e guardo pra mim. Mas a vida real me mantém de rédeas curtas. Tenho pessoas próximas que vivem da arte, a maioria segue o caminho que segui VIDA REAL, GRANA, NECESSIDADE, a minoria segue em frente... muitas vezes porque tem uma retaguarda financeira familiar.

      ...argumento de quem tem grana não serve de parâmetro. Pergunta pra quem não tem.

      Excluir
    4. O que difere uma pessoa que rouba para comer de outra que pede a comida? O nível de consciência, respondeu um estudioso no assunto.

      Talvez possamos inserir essa linha de raciocínio nesta discussão. Segundo essa linha, é o nível de consciência que temos da e na vida que nos proporcionará felicidade.

      Assim, quanto mais perto do nível elevado, mais próximo estaremos de aproveitar qualquer momento para transformá-lo em momento feliz. Quanto mais baixo, nem todo dinheiro do mundo fará a pessoa se sentir feliz...



      Excluir
    5. Nossa, eu amei essa tua carta, Carla!

      Excluir
    6. Feio, acho que tu tá certo, melhor tua filha escolher entre a área que ela tem afinidade uma que dê dinheiro. Porquê apenas amar o que se faz não leva a Paris.

      Excluir
    7. isso aí!

      'Dinheiro não traz felicidade, mas te leva a Paris'

      é assim a frase, né? = )

      Tem aquela também:

      Se dinheiro não traz felicidade, me dê seu dinheiro e seja feliz ... Rárá

      (...)

      Até pensei em me dar o direito a tréplica... deixa quieto. Esfriou.

      Excluir
    8. Feio, tenho que concordar contigo: tu não é um cara sensível!

      :P

      Excluir
  4. Carla entra na sala...

    :)

    [ ai como eu adoro quando vocês 'vezenquando' aparecem por aqui ]

    ResponderExcluir
  5. Que linda carta Carla...fiquei emocionada. Beijo querida!

    ResponderExcluir