Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

.as suas latas.

.
.
.
O que você carrega dentro da sua lata? ]
.
.
.
.
.
.
Eu assisti esse vídeo na semana passada, num contexto educacional. Fiquei alguns dias refletindo sobre vários aspectos, como o contexto em que somos criados e os caminhos que decidimos trilhar na vida. E hoje resolvi trazer esse filme e refletir sobre esses aspectos aqui na mesa 1.

A cultura em que nascemos e que somos criados certamente influencia a nossa maneira de ver o mundo. No entanto, ela não é determinante daquilo que somos ou poderemos vir a ser. Sabe aquela história de que 'eu sou assim, porque esse foi o meio em que eu vivi'? Esqueça! Você é do jeito que é, porque você decidiu ser do jeito que é! Você chegou exatamente aonde você está, porque você decidiu seguir por esse caminho e não por outro!

Está na hora de pararmos de transferir a responsabilidade dos nossos atos para outras pessoas ou contextos. Está na hora de assumirmos nossas escolhas e refletirmos sobre os caminhos que decidimos trilhar. As pessoas não estão fadadas ao insucesso porque são pobres ou ao sucesso porque são ricas. As pessoas fazem escolhas e isso é o fator determinante.

Se as circunstâncias formam os indivíduos, esses também criam as circunstâncias. As decisões que as pessoas tomam as conduzem a diferentes direções na vida. Seja qual for à direção seguida sempre será resultado das decisões.

Há quanto você carrega essa lata na sua cabeça? O que você colocou dentro dela? São os seus sonhos e objetivos de vida que devem estar dentro dela. O que você carrega dentro dessa lata é de sua responsabilidade. Apenas sua! Não carregue os sonhos ou expectativas dos outros!

Coloque dentro da lata o que você acha que deve colocar. Mude as latas, se achar que deve. Mude o caminho, se preferir usar outras rotas. Busque oportunidades. Crie oportunidades. Defina caminhos a serem trilhados. Mude tudo ou não mude nada. Mas, por favor, não esqueça:

a vida que escolhemos ter é de nossa inteira responsabilidade.
Nossa, só nossa!


.
.
.

8 comentários:

  1. * César, obrigada pela indicação do vídeo! ;)

    ResponderExcluir
  2. Carla, concordo contigo.
    Entendo que o ambiente e as pessoas podem influenciar muito a formação do indivíduo. Influenciam, mas não determinam.

    Na minha adolescência, sempre que ocorria o caso de um jovem se afundar nas drogas, alguém vinha com a teoria de que a separação dos pais ou falecimento de um deles, era determinante para a situação... cansei de escutar comentários como esses: ‘filho de pais separados, dá nisso!” ou “também, coitado.. perdeu o pai cedo”.. coisas do tipo.

    Isso me irritava muito. Afinal passei pelas duas coisas e nunca viajei na maionese.
    Escolhi outro conteúdo para minha lata!

    ResponderExcluir
  3. Bem isso, Pablo!

    Eu acho que a gente tem o poder da escolha!
    Chega de transferir para os outros as escolhas que são única e exclusivamente nossas!

    ResponderExcluir
  4. Acho que a vontade de querer algo melhor é determinante, acho também, que não tem idade para um o "start", estamos cercados de bons exemplos que provam que é possível.

    ResponderExcluir
  5. Rafa, estou aqui refletindo sobre isso...

    Eu também acho que a vontade de querer algo melhor é determinante... talvez esse seja o primeiro passo para se ter mudanças na vida.

    ResponderExcluir
  6. 'mais vale uma cabeça bem-feita do que uma cabeça cheia'. (Morin)

    ResponderExcluir
  7. Por isso digo e direi sempre: NADA NA VIDA DAS PESSOAS É DEFINITIVO... Mudar ninguém muda, as pessoas se MELHORAM ou se PIORAM. O que importa nisso tudo é a essência, o caráter e a índole, o resto são suas próprias escolhas...

    ResponderExcluir
  8. muito bom mesmo!!!! e é isso ai a vida da gente é agente que faz!!

    ResponderExcluir