Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

sábado, 29 de outubro de 2011

Vamos comer um drink?!

Como vocês devem perceber eu adoro novidades e adoro falar de trends. Procurando um assunto bacana pra minha postagem semanal eu descobri que existem drinks moleculares, surgidos a partir da tendência da gastronomia molecular, expressão criada em 1988 pelo físico húngaro Nicholas Kurti, da Universidade de Oxford, e pelo químico francês Hervé This, referindo-se à ciência que estuda os fenômenos físicos e químicos na cozinha. Porém, foi o chef catalão Ferran Adrià que passou a desconstruir os alimentos, transformando sólidos em espumas, líquidos e emulsões. O restaurante El Bulli, na Espanha, serve caipirinha de nitrogênio com a consistência de sorvete! A técnica é ótima para explorar novas sensações! Espiem o vídeo:


No Rio de Janeiro já podemos provar esses drinks em dois locais:

Mr. Lam. A bartender Lucíula Martins propõe a degustação Tasting Lucy (R$ 56,00). São quatro minidrinques à base de vodca, frutas, e especiarias: dois líquidos e dois moleculares em formato de esferas - uma de caju, vodca e lichia, outra de morango e vodca. Servidas em colheres, as esferas alcoólicas coloridas parecem sobremesa. A bebida fica envolta por uma película que lembra a da gema do ovo. Estoura quando você coloca na boca e mastiga.
Meza Bar. O Tropicália (R$ 18,50) é um drinque molecular que parece chope, mas não é. O bartender Gustavo Stemler, criador do coquetel, explica: "Peguei o chope, um símbolo carioca, e fiz uma desconstrução em cima dele. Montei a base amarela com uma mistura de maracujá, cevada, cointreau e vodca. O colarinho é o drinque molecular: espuma de mojito. Coloco a bebida cubana em um sifão, acrescento nitrogênio e ela ganha a textura de chantilly. Também vai gelatina incolor para ajudar na consistência".

Fonte: Veja Rio.

8 comentários:

  1. E você comeria estes drinks? Está aberto a novas sensações e sabores?!

    ResponderExcluir
  2. Tati, muito show isso!!!

    ADOREI! Estou morrendo de vontade de experimentar o caviar de néctar de pêssego! hehehehe

    Quem sabe na semana que vem, quando estivermos no Rio, eu e a Grassi tenhamos essa oportunidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser muito bom o Mr. Lam e o Meza Bar.

    Já que eu gosto de cerveja, eu posso experimentar o Meza Bar e a Grassi fica com o Mr. Lam.

    O que achas Grassi?

    ResponderExcluir
  4. Bah, muito legal Tati!
    Mas me diz uma coisa: o que falaria ao ser parada em uma blitz de trânsito? que não bebeu nada? (só comeu) hahaha

    ResponderExcluir
  5. hahahaha...

    O Rafael já está pensando em como tentar fazer isso em casa! Hahahahah

    ResponderExcluir
  6. Pablo, acho que é um pouco mais forte na blitz do que um bombom de licor! :)

    ResponderExcluir
  7. Gelatina e bombril, 1001 utilidades,hehehe

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito bacana, vou fazer para postar no meu blog, muito bom!!!

    ResponderExcluir