Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

.uma biblioteca de poesia.

Algumas vezes comentei aqui na mesa 1 sobre o meu sonho de ter uma biblioteca em casa. Mas não é apenas uma sala com livros. Não é nada parecido com o que disse uma amiga certa vez:

'Pendura umas prateleiras e está resolvido'. 

Nãooo. Não é isso! Quero algo criativo, inspirador e que seja um ambiente acolhedor e aconchegante para novas leituras. Os livros contam histórias. Não só as contidas em seus textos, mas aquelas que vivenciamos a partir da leitura, aquilo que sentimos e o momento que passamos quando lemos cada um deles.

Tenho algumas ideias de como eu gostaria que fosse a minha biblioteca. Hoje resolvi socializar com vocês.

Provavelmente a minha biblioteca será no sótão, pois é o único  espaço que tenho disponível hoje para isso. Em cada degrau das escadas que levarão até a biblioteca, terá um adesivo com o nome dos meus livros preferidos.


Numa das paredes terá um papel de parede reproduzindo livros gigantes do Vinicius de Moraes, parecido com a fachada da biblioteca da cidade de Kansas, nos EUA. Em frente a essa parede, terá puffs e almofadas pelo chão para quem quiser deitar para ler mais descontraído. Numa outra parede terá um poster do Vinicius de Moraes e uma poltrona. Ao lado da poltrona terá uma cafeteira, conforme sugestão do Pablo [ comentários abaixo ].



Numa outra parede terá uma estante para os livros. Ainda não sei bem como será a estante. Mas essa da foto me agrada. Algo, simples, 'clean'... onde eu possa organizá-los da melhor forma possível.

Talvez eu faça uma divisão por categorias, já que tenho muito livro da minha área de atuação profissional.


Falando em livros... Já parou para pensar na poesia que pode se formar a partir da combinação dos títulos dos livros? O Vinicius Linné [ ele já apareceu aqui no pub algumas vezes e participou do nosso amigo secreto virtual ] pensou e criou o projeto Literatura na Lomba. O projeto tem esse nome, porque, segundo ele, é a partir da lombada dos livros que a poesia é criada.




A madrinha desse projeto é nada mais nada menos que uma das proprietárias deste pub, a nossa amiga Tati Richardt, da mesa 7. Conheci o projeto através de uma postagem no perfil dela no facebook e me apaixonei pela ideia. Agora toda vez que organizo meus livros, tento distribuí-los de uma forma que forme uma poesia.

E olha eu tentando...



Não é super interessante esse exercício? Então, qual poesia os teus livros podem formar?

Quem quiser participar criando poesias visuais, basta fotografar e enviar um e-mail para vinicius.linne@gmail.com, com o título completo de cada livro, nome do autor e o link para seu site, blog, twitter, enfim, aquilo que você quiser divulgar.


E quem tiver ideias para a minha futura 'aconchegante biblioteca', é só postar aqui. Vou adorar sugestões! :-)

26 comentários:

  1. E a minha mesa de sinuca? Onde ponho? Hehehe, brincadeirinha.

    ResponderExcluir
  2. Mas Rafa, mesa de sinuca combina mais com porão!
    Certa vez vi um programa onde uma arquiteta reestruturou um porão com mini-bar, mesa de sinuca e um sofazão para assistir esportes, muito legal.
    Deixa a Carla nas nuvens e manda construir uma caverna pra ti ;-)

    ResponderExcluir
  3. Putz, com tanto lugar para ler... ter que desacomodar a mesa de sinuca!?!?!?!?!?

    to fechado com o Rafa!!!


    mesa de sinuca!!!!! Perfeito!!!

    Pablo, porão é lugar de oficina, pendurar as ferramentas. Nem precisa usa-las, basta saber que estão lá e exibi-las para os amigos. PERFEITO!!!

    Putz, quando eu crescer quero uma casa com sótão e porão com sinuca e ferramentas =)

    ResponderExcluir
  4. 'Mui' amigos!

    Eu peço dicas para uma aconchegante biblioteca e vocês vem com uma mesa de sinuca! OMG! hahaha!

    Imagina eu tentando ler e a galera jogando sinuca!!!

    Não, não! Todo mundo para o porão! :-)

    ResponderExcluir
  5. Rafa, vou 'descolar' pra ti uns aplicativos de sinuca.

    Assim, enquanto eu leio, tu joga sinuca... Desse jeito até te deixo entrar na biblioteca! :-)

    ResponderExcluir
  6. Oiee, Carla! Adorei! O projeto é colaborativo. Manda tuas fotos para o Vini, acho que tem o e-mail de contato lá no Tumblr. beijo

    ResponderExcluir
  7. Carla, tu já tá com tudo decidido.. e não reclama que jogamos o Rafa no porão.. hahaha
    Sobre as dicas que pediste, tuas idéias já são tri boas!!
    O que faltou foi só a escolha de uma poltrona ou sofá bem aconchegante. Ah, e talvez um frigobar ou cafeteira também pudessem ser úteis.

    De 'design', uma idéia que surgiu agora seria organizar os livros pela cor da lombada.. talvez ficasse legal ao olhar de longe ;-)

    ResponderExcluir
  8. Tati, já mandei minhas lindas poesias visuais! :-)

    ResponderExcluir
  9. Pablo, adorei a ideia das cores...

    E sobre a poltrona... [ adorei a ideia tb ]pensei em colocar um painel bem lindo com a foto do Vinicius atrás da poltrona... :-)

    ResponderExcluir
  10. Pablo, a ideia da cafeteira é show!
    Curti mesmo!!!

    ResponderExcluir
  11. Que bom Carrla, mas daí tu tens que adequar o espaço aos teus hábitos e preferências: curte beber um cafezinho, coloca a cafeteira.. curte água ou suco, coloca o frigobar.. prefere ler sentada, coloca a poltrona.. prefere ler deitada, coloca uma "poltrona do papai" ou um sofá!

    Eu tomo muita água em casa. E gosto gelada. Então optaria pelo frigobar. E não posso ler deitado senão durmo.. hahaha

    ResponderExcluir
  12. Putz, não é que eu não tenha dado importância para a biblioteca, não é isso!! não me levem a mal, mas não cpnsigo tirar da minha cabeça a mesa de sinuca !! e agora com a sugestão do Pablo, um freezer cheio de cerva...

    bah! quando crescer quetro um espaço desses... e de quebra, na sala dop lado, um estudio montado para receber os amigos e fazer um som com eles!!!

    (...)

    gostei da divisão por lombadas na mesma cor, mas ainda prefiro a disposição que forma poesia...

    curti! curti!!!

    ...mas e a mesa de sinuca, hein!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feio, ainda bem que essa mesa de sinuca não existe! hehehe

      Se existisse, eu estaria 'perdida'!

      :-)

      Excluir
  13. Pablo, eu gostei também da ideia do frigobar... também tenho que pensar nas visitas... :-)

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla.
    Obrigado pela divulgação e pela colaboração.
    Suas poesias já estão ar.
    Sensacionais, por falar nisso.
    A rima 'amor' x 'flor' é pra lá de desgastada, mas você provou que com os elementos certos ela pode soar lindamente de novo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Vinicius, obrigada pela gentileza!
    Foi um exercício e tanto, exatamente como escrevi no e-mail.
    Sou 'dada' à leitura, muito mais do que à escrita!
    Mas gostei mesmo... juntar Vinicius de Moares com Osho então, foi o mais incrível!
    A 'academia' jamais me perdoaria... :) Ainda bem que a poesia nos dá asas e nos deixa voar livremente! ;-)

    ResponderExcluir
  16. Está lá pessoal:

    http://nalomba.tumblr.com/

    ;-)

    Quem será o próximo?

    ResponderExcluir
  17. Adorei Carla! Vou ver o que consigo compor aqui em casa com meus livros e te mando as fotos!

    ResponderExcluir
  18. Cris! Isso aqui é a tua cara!
    Tenho certeza que vai sair coisas maravilhosas!
    Tu é que nem Vinícius: transborda sensibilidade! ;-)

    ResponderExcluir
  19. Maria José!

    Adorei a ideia do piano! Sempre tive vontade de aprender a tocar. Quem sabe agora é a oportunidade, não é mesmo?!

    Valeu pela dica!

    Apareça 'vezenquando'! :)

    ResponderExcluir