Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

.mude as suas palavras!

Mude as suas palavras! Mude seu mundo!
.

.
Assim como o silêncio, as palavras tem muito poder!
As palavras escolhidas, e a forma como nos expressamos, pode influenciar muito nos resultados que obtemos no dia-a-dia.
No vídeo acima (que já circula pela web faz um tempinho), a mudança nas palavras foi suficiente para fazer as pessoas se colocarem no lugar do cego.. elas se sensibilizaram com a situação dele e ajudaram mais.

Mas depende muito de situação para situação.
Costumo brincar com minha esposa dizendo que se ela me pedir com jeito, faço tudo que ela quiser... mas se ela vier querendo impor sua vontade, fazendo pressão, dando ordens.. o resultado já será muito diferente ;-)

Em contrapartida, existem situações em que é necessário se impor para atingir os resultados.. complicado!

Enfim, eu acho que a linha que divide esses dois extremos é muito tênue. Sou a favor do uso dos "filtros". Pensar antes de falar.

Entretanto até que ponto devemos manter esses filtros ativados?

8 comentários:

  1. Oi Pablo...
    Daí entra a questão do equilíbrio (novamente)!

    E em relação às palavras... Falo da minha experiência com EAD em que a maioria das relações ocorrem por meio das palavras escritas! Nossa... Cada confusão ... Cada interpretação ...

    Não consegui ver o vídeo pelo cel. tentarei ver mais tarde!

    Bom find!

    ResponderExcluir
  2. que bonito isso, chesch...

    sabe que as vezes até o que é dito em alto e bom tom se confunde... tem gente que quando está no dia do contra, não existe jeitinho...

    ResponderExcluir
  3. Esse video é sensacional! Eu nem vou comentar que tenho dificuldade em me filtrar, pq sou muito autêntica... me policiar pra falar as coisas não rola, falo o que penso!

    ResponderExcluir
  4. Claro que há formas e formas de falar o que pensamos...

    ResponderExcluir
  5. Pablo, muito bom este tópico!

    Muito difícil achar um meio termo, porque depende muito do outro, de como as pessoas recebem a informação.

    E cada vez mais as pessoas se acionam por tão pouco.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo contigo, tudo que é dito com um pouco mais de 'cuidado' tem mais chance de ser melhor aceito e bem interpretado.

    Tenho aprendido isso no dia-a-dia com a Maria. Às vezes quando estou um pouco brava e falo num tom mais rípido, ela me diz:

    - Precisa falar assim comigo?

    Daí fico refletindo sobre isso e sempre concluo que REALMENTE não preciso.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com vcs tudo! hehehe

    Resumindo um pouco o que vcs comentaram.. a comunicação deve se adequar ao meio(como a Grassi falou), à pessoa (como a Carla falou) e ao "dia" da pessoa (com o Feio falou)?!?! Bah, bastante coisa, né?
    Ou então a gente chuta o balde no estilo Tati.. hehehe

    ResponderExcluir
  8. Acho que nunca devemos desativar os filtros, temos de ser sempre diplomáticos, lidar com o ser humano não é fácil, pior é se desgastar por algo que poderia ser evitado.

    ResponderExcluir