Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

quinta-feira, 16 de junho de 2011

.teoria.

Este texto postei no Vezenquando há um tempo atrás.
O meu texto mais polêmico e o que sobrou de todos os outros textos.

Eu ainda acho que a vida termina nos 40 anos e que a Xuxa deveria se aposentar. :o)

...

.teoria.


Há um tempo atrás, li um livro chamado "A Segunda Vida das Mulheres". Em resumo, o livro abordava a questão da expectativa de vida ser maior nos dias atuais e, em decorrência disso, a preocupação com o que fazer com tantos anos a mais que estamos tendo direito a usufruir.


Antigamente, a expectativa de vida era muito baixa e chegar aos 50 anos era praticamente ter entrado na velhice. Hoje em dia, ao completar 50 anos é preciso que a pessoa tenha em mente o que fazer com os próximos 50 que estarão por vir.

É muito tempo! Nem quero viver tanto!

Eu tenho uma teoria [triste, talvez]. Eu acho que a vida termina nos 40 anos. É vero! Eu acho isso! Não que as pessoas irão morrer ao completar 40 anos. Não, não é isso! O que acaba nos 40 anos são 'todos' os ideais de construção de uma vida. Não sei se me faço entender. Não sei se consigo explicar.

Penso que a gente tem 40 anos para construir a nossa vida: sonhar e colocar em prática tudo que a gente almejou um dia [Sim, 40 anos]. Depois disso, é época de colheita, a gente colhe os frutos. Sim, eu sei que a gente pode ainda sonhar com 40 anos e colocar em prática também, mas não é a mesma coisa, não são os mesmos sonhos. [não deveriam ser] .

A mulher que sonhou em ter um filho, não vai esperar chegar nos 50 anos para tê-lo. Pode esperar até os 40 anos, mas não deve passar disso. Os óvulos já estarão envelhecidos e os riscos serão cada vez maiores. Uma pessoa pode esperar até os 50 anos para escolher uma profissão, mas não deveria. Essa é uma idade para se consolidar profissionalmente e não para dar o primeiro passo.

Eu sei que é meio radical esse meu pensamento, até um pouco preconceituoso e desatualizado. [já ouvi isso em rodas de amigos]. "Hoje a tecnologia nos permite tudo". Quase tudo, eu diria. Os que dizem isso devem ser os amantes da Dercy Gonçalves, que acham que sempre é tempo de recomeçar e que a gente nunca deve sair de cena.

E aproveitando a deixa, eu acho que a Xuxa devia se aposentar. Chega! Vai colher os frutos do que plantou! Tem coisas que não combinam mais depois dos 40! É ou não é? É mais ou menos como querer usar piercing no umbigo e minissaia nessa idade. Ah! Não!!!


E como levo a sério essa minha teoria, eu já entrei na contagem regressiva dos meus últimos 10 anos. Isso é desesperador ! Ao mesmo tempo é um alento, pois ainda tenho alguns anos. Nem tudo está perdido! Ainda dá tempo de trocar de profissão, ter mais filhos... 'y otras cositas más'!

Ainda dá tempo para muita coisa!


[já pensando nos comentários que virão]

6 comentários:

  1. Carla!

    Quando tu escreveu da primeira vez eu lembro que comentei a respeito. E hoje, eu gostaria de saber o que eu escrevi naquela época. Minha vida era outra, objetivos eram outros, maturidade era outra. Isso foi ano retrasado, certo? Mas lembro perfeitamente de estar aqui, no escritório e postar um comentário a respeito. E seria muito bacana poder fazer uma comparação: confirmaria um pensamento ou mostraria a transformação do que eu mesma penso. De qualquer forma, eu penso que uma coisa nunca tenha mudado: eu acho que a vida COMEÇA aos 40. Tá, é frase feita. Mas com 40 anos tantas coisas podem mudar, tantas podem recomeçar ou começar. A Xuxa PODE largar tudo, mas tem muita gente que nem começou alguma coisa pra poder largar. Tem gente que recomeça uma vida quase aos 50. Tem gente que vê um novo sentido na vida aos quase 50. Tem gente que tem mais gás que nós 4 juntos aos quase 50. Tem gente que tem mais esperança que nós aos quase 50. Tem gente que aprende a amar aos quase 50. Vai por mim, a vida não tem tempo, nem idade, pra começar, mudar, melhorar, fazer sentido. E o tempo é mera contagem cronológica.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei Rita. Eu concordo contigo. Eu realmente acho que a vida 'pode' começar aos 40 anos, mas é de outra forma.

    Não sei se consigo explicar.

    Por exemplo uma pessoa analfabeta. Ela pode sim começar a ler e a escrever aos 40 anos. Eu acho isso lindo. Mas esse não é o ponto da minha teoria.

    Aos 40 anos essa pessoa terá perdido inúmeras possibilidades na vida. É claro que tem o outro lado, ela estará aberta para outras possibilidades.

    Talvez o ponto da minha teoria é que até os 40 anos a gente não pode perder tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ai sim, concordo, nem aos 40, nem aos 34.

    ResponderExcluir
  4. Pois bem,
    Acho que sempre está em tempo de corrermos atrás de nossos sonhos. Claro que o ideal é já passarmos à época da colheita, mas nem sempre isso é possível.
    Ainda não cheguei nos 40. Já conquistei muitas coisas, mas ainda faltam algumas... e certamente não desistirei se não conquistá-las antes do citado prazo. Espero que dê tempo ;-)

    ResponderExcluir
  5. Putz só tenho mais dois anos! Adeus amigos, vou chorar num cantinho.
    Cristina Mello

    ResponderExcluir