Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 2 de abril de 2012

.o olhar alheio é mais cruel que a decadência das formas.


Olá, povo! :)

Ontem recebi uma crônica da 'Domingueira Poética' (um grupo que faço parte) e fiquei refletindo sobre a profundidade dessa frase do título do post, que nos fala de preconceito, de envelhecer, mas acima de tudo nos lembra a possibilidade de tentar de novo, de se permitir, de ser feliz.



Na crônica 'Um tempo sem nome', Rosiska fala sobre o namoro do Chico Buarque com a cantora Thaís Gulin:


Com seu cabelo cinza, rugas novas e os mesmos olhos verdes, cantando madrigais para a moça do cabelo cor de abóbora, Chico Buarque de Holanda vai bater de frente com as patrulhas do senso comum. Elas torcem o nariz para mais essa audácia do trovador. O casal cinza e cor de abóbora segue seu caminho e tomara que ele continue cantando “eu sou tão feliz com ela” sem encontrar resposta ao “que será que dá dentro da gente que não devia”.
Afinal, é o olhar estrangeiro que nos faz estrangeiros a nós mesmos e cria os interditos que balizam o que supostamente é ou deixa de ser adequado a uma faixa etária. O olhar alheio é mais cruel que a decadência das formas. É ele que mina a autoimagem, que nos constitui como velhos, desconhece e, de certa forma, proíbe a verdade de um corpo sujeito à impiedade dos anos sem que envelheça o alumbramento diante da vida.
[ ... ]
"Meu tempo é curto e o tempo dela sobra”, lamenta-se o trovador, que não ignora a traição que nosso corpo nos reserva. Nosso melhor amigo, que conhecemos melhor que nossa própria alma, companheiro dos maiores prazeres, um dia nos trairá, adverte o imperador Adriano em suas memórias escritas por Marguerite Yourcenar.
Todos os corpos são traidores. Essa traição, incontornável, que não é segredo para ninguém, não justifica transformar nossos dias em sala de espera, espectadores conformados e passivos da degradação das células e dos projetos de futuro, aguardando o dia da traição. 
Chico, à beira dos setenta anos, criando com brilho, ora literatura, ora música, cantando um novo amor, é a quintessência desse fenômeno, um tempo da vida que não se parece em nada com o que um dia se chamou de velhice. Esse tempo ainda não encontrou seu nome. Por enquanto podemos chamá-lo apenas de vida."


[ leia a crônica na íntegra aqui ]

Além de ensinamentos sobre a vida, a nova fase do Chico nos brindou com essa preciosidade chamada 'Essa pequena'... 





Meu tempo é curto, o tempo dela sobra
Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora
Temo que não dure muito a nossa novela, mas
Eu sou tão feliz com ela

Meu dia voa e ela não acorda
Vou até a esquina, ela quer ir para a Flórida
Acho que nem sei direito o que é que ela fala, mas
Não canso de contemplá-la

Feito avarento, conto os meus minutos
Cada segundo que se esvai
Cuidando dela, que anda noutro mundo
Ela que esbanja suas horas ao vento, ai

Às vezes ela pinta a boca e sai
Fique à vontade, eu digo, take your time
Sinto que ainda vou penar com essa pequena, mas
O blues já valeu a pena


Boa semana, povo! 
Como cantou o Lulu, 'vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitiiiirrrrrr'! ;)

6 comentários:

  1. Envelhecer é uma merda!
    É a única maneira de se continuar vivo.
    Que venha o tempo, então...
    Com suas garras mortais, com suas rugas.

    Estou pronto.
    Estou vivo!

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que me assusta em envelhecer é o corpo não acompanhar mais a cabeça.

    O resto é só o resto.
    E como disse a Clarice, ninguém é feliz com o resto. ;)

    ResponderExcluir
  3. ...ninguém é feliz com o resto...

    quero envelhecer, mas quero que demore, muito! =)

    ResponderExcluir
  4. Só sei que eu queria ser essa Thaís. Ô véio lindo esse Chico! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha...
      Tatiiii, não tinha lido essa tua 'pérola'!!!
      Adorei!!!!

      PS.: Tb sinto ma 'invejinha' dessa Thaís!!! :)

      Excluir