Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

quarta-feira, 18 de abril de 2012

.breve carreira futebolística.




“...filho de ex-jogador de futebol profissional, jogar de quarto zagueiro!? Muito obrigado, pai... estão aqui as chuteiras, vou jogar vôlei.”

O Ano era 1987, doze anos de idade... fui fazer teste no Guarani, que treinava no campo do colégio Marista Santana, em Uruguaiana... fui por que todos os meus amigos, que possuíam habilidade, já frequentavam. O que eu lembro é que existiam duas categorias, a mirim, que treinava com o professor Junca e a categoria juvenil que treinava com o professor Batata.

Sempre surgiam prodígios na categoria mirim que acabavam treinando no time do professor Batata, praticamente todos, menos eu e o Sorriso... Sorriso era o apelido de um cara que estava sempre nos treinos batendo palma e sorrindo, tinha problemas mentais. Era um grande sujeito, todos o adoravam e o tratavam com muito respeito. Até cheguei a pensar que ele conseguiria uma vaga no time do treinador Batata...


O campo era tipicamente de várzea, muita terra, muita pedra... quase que nenhuma grama.  

Cheguei em casa depois de uma primeira semana de testes e treinos puxados, já com o resultado de que eu havia passado. Estava dentro do Guarani de Uruguaiana. Quase não cabia em mim de tamanha alegria e felicidade.

- Pai, vou precisar de uma chuteira
- Hum, uma chuteira, é? O guidis(kichute) que te dei não é bom?
- poxa, pai... passei no teste do Guarani, vou ser jogador de futebol, ta no meu sangue.

Nesse instante seus olhos encheram-se de lágrimas, de súbito, pulou do sofá e me levou até as Lojas Frizzo Esportes. Me deu de presente uma chuteira Topper, top na época.


No próximo treino, já de chuteiras novas, meu pai me levou até o campo onde treinávamos, assistiu a primeira meia hora, mas teve que sair... tudo bem, sem problemas, lá estava eu para dar continuidade no caminho que ele havia começado a trilhar.

Assim como todo e qualquer guri, eu queria fazer gol, jogar na frente, driblar o zagueiro e encobrir o goleiro.

O professor Junca pára o treino coletivo, me segura pelo pulso, me leva até a lateral do campo  e diz:

- Tu vais jogar de quarto zagueiro, não pode passar do meio de campo.
- Quarto zagueiro?
- Isso!
- Não posso passar do meio de campo?
-Não!

Putz, perdi o chão, senti as travas da chuteira rasgando o meu sonho... quarto zagueiro? Quer dizer que tem mais um, dois, TRÊS caras antes de mim? PQP!!! Que me tirasse e deixasse no banco de reservas...

"Logo eu..."



(...)


Bueno, era isso!! té segunda........................................................vista =)

5 comentários:

  1. Meu pai jogou no Grêmio, no Caxias, Juventude e Santos entre 1947 e 1955 (+-) =)

    ResponderExcluir
  2. cara, também passei por experiências nessa área!
    Fui fazer um teste no Zequinha (Sport Clube São José) aqui de POA. Queria jogar de centroavante, marcar gols.. o Seu Jorge, que coordenava os grupos do piás me deu a real: - Ou joga de 4º zagueiro ou tá fora!
    Acho que pela altura, sei lá.. hehehe...
    depois de alguns treinos, convenci o Seu Jorge a me testar na lateral direita.. com direito à umas escapadas para o ataque.. deu certo, assumi a posição.. joguei por um tempo, mas fiquei chateado com algumas coisas e larguei. Fui jogar basquete ;-)

    ResponderExcluir
  3. É só falar em futebol que os meninos se apresentam!!! :)

    Para surpresa da galera, a pessoa aqui adora futebol!!! PASMEM, já joguei futebol profissional!!! hahahah

    Sim, pessoas, eu já treinei no time feminino do Inter!!! Tenho foto e tudo para comprovar!!! Até carteirinha da escolinha de futebol!

    E quando eu fazia Jornalismo na UNISINOS eu também era do time de lá!

    Mazááááá!!! Eu era 'ponta esquerda'!

    Ensinamento do dia: Não se guiem pelas aparências!!! A vida vai além do 'look do dia'! :D

    ResponderExcluir
  4. ve se ensina pro José o que é Quarto-Zagueiro, se bem q tu pra saber de futebol é uma negação...ahahahhaha.

    semana GREnal tamo de mal, tu é o pior colorado que eu conheço!!

    forte abraço

    ResponderExcluir