Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

.peixe fora d’água, borboleta no aquário.


Uruguaiana
Feliz tu nasceste
À beira de um rio
Sorrindo ao luar

Uruguaiana
Cidade alegria
Ouve a melodia
Deste meu cantar

É um canto modesto
Que é o manifesto
Do meu coração
Ele quer adorar-te
Pois tu fazes parte
Do nosso torrão

No jardim do meu País
És também uma flor
O teu povo é feliz
Vivendo neste esplendor

Cidade fronteira
És toda coberta
De um céu cor de anil
Tens a honra mais bela
De ser sentinela
Do nosso Brasil

(...)

Nascido em Porto Alegre, criado em Uruguaiana... 

(...)

Semana passada estive em Tramandaí para acompanhar meu sogro em um evento de hotelaria, durante a festa do Peixe... no hotel, no café da manhã, acabei encontrando o humorista Jair Kobe (Guri de Uruguaiana) que havia feito show na noite anterior. Bah! Ótima oportunidade para esclarecer algumas coisas:

Na saída do café fui até sua mesa e sem dar bom dia...
- Mas Chê, guri de Uruguaiana que é de Uruguaiana não canta o canto Alegretense! 
Ele, sentado, me olhou de baixo pra cima, com um sorriso no rosto afirmou.
- Tu és de Uruguaiana! É sempre assim... esses uruguaianenses... Eu sou porto-alegrense, cidadão honorário de Uruguaiana e Alegrete.

Logo me corrigi, dizendo que na verdade eu também era porto-alegrense, que aos cinco anos fui morar na fronteira e que acabara de retornar á capital... 
– viu só, quis bancar o engraçadinho comigo e nem é de Uruguaiana – finalizou o humorista.

(...)

Comemorei o meu segundo aniversário em Itapirubá/SC, o terceiro e o quarto em Ijuí/RS... do quinto ao trigésimo sexto, Uruguaiana... indelével Velho Oeste. Ou seja, apenas nasci na capital, o primeiro mate foi na fronteira.
 Se o meu amigo Lucílio Brutus soubesse a inveja que sinto dele ao se apresentar e dizer com muita propriedade:

- Muito prazer, Lucílio Brutus, de Uruguaiana!

O que me conforta é não precisar ter a mesma “inveja” do meu “cumpadi” Julio Neto... reza a lenda que ele nasceu a caminho do Alegrete, não sendo nem uruguaianense nem alegretense, quem sabe um verdadeiro e único, exclusivo urugretense.

(...)

...sempre que posso, em encontros casuais com pessoas acabadas de serem apresentadas a mim e quando indagado por elas de onde sou, respondo que sou de uma cidade que fica um pouco pra lá de Alegrete. Acabo despertando a curiosidade delas que, num primeiro momento continuam conversando outras coisas até que não se aquentam e perguntam novamente de onde sou... respondo um tanto relapso que sou de uma cidade que fica próximo a Itaqui... geralmente, nesse momento há uma pausa para visualização mental do mapa do Rio Grande do Sul seguido de  afirmativa e de uma outra pergunta – ah! Mas tu és de Uruguaiana!!! Por que não disse logo!?
Com um semblante vitorioso e contente respondo: - Não queria me exibir.

(...)


Porto Alegre 1975
Itapirubá
Uruguaiana
Porto Alegre 2012


5 comentários:

  1. quem me dera, um dia, ainda poder dizer que sou também "uruguaianense"...

    ResponderExcluir
  2. Uruguaiana, nossa terra amada. Muito bom feio!!!

    ResponderExcluir
  3. Saudades de uruguaina...morei lá td minha infancia. amooo aquela cidade. bjo aos uruguaianenses.

    ResponderExcluir
  4. chescheee!! ta na minha carteira de identidade.. URUGUAIANA!! contra fato nao há argumento... ahahaha... forte abraço

    ResponderExcluir