Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

segunda-feira, 26 de março de 2012

.Prazer! Tatu-bola!.

- Alô?! 
- Oi! Sou eu! Tô ligando pra dizer que tu pode me ligar qualquer hora, viu?! Qualquer hora mesmo! Eu sempre estarei aqui para te ouvir! Sempre, sempre, sempre!
- Ahhh! Muito obrigada! (?????) 
- Sempre mesmo, tá?! Qualquer hora! Tu pode contar comigo sempre!
- Nossa! Obrigada mesmo! Fico feliz! hmmm... Mas olha só, por que tu estás me dizendo isso?
- É que eu tenho te lido tão nostálgica. Eu sei que tu deve estar passando por alguma coisa. Então decidi te ligar e te oferecer meu apoio. [ ... ]

__________________________________


Sabe qual é a parte ruim de uma piada? É ter que explicar! :/
Mas tudo bem! Fazer o quê? É interpretação! Cada um tem a sua [ ou até nem tem ]!
Eu já escrevi algumas vezes aqui no blog, inclusive nesta mesa, sobre esse assunto. O tema é velho, não há nada de novo. Mesmo assim, o tempo passa e parece que a gente precisa, novamente, retomar o assunto.

Noventa e nove vírgula nove por cento das vezes que eu escrevi neste blog, eu não falei da minha vida pessoal. Nãoooo! Quando eu falo em amor é porque eu gosto de falar no amor. Não é porque eu estou amando [ também não significa que não estou ]! Quando eu falo em tristeza é porque eu percebi poesia nas palavras e quis compartilhar. Não é porque eu estou triste e passando por dificuldades. Quando eu publico algo do Vinicius, é porque eu devo ter lido aquilo naquele instante e devo ter me encantado, porque tudo [ absolutamente tudo ] que vem do Vinicius é poesia para os meus olhos e música para os meus ouvidos!

Olha este exemplo! Eu postei esta poesia em dezembro:

.em volta tudo é vida,
tudo é verde,
tudo encanta.
.mas há um quê de solidão,
de angústia,
desproteção.
.um ar de isolamento,
de dor,
arrependimento.

Sabe o que motivou essa minha postagem em dezembro do ano passado? Uma faxina! Sim, uma faxina! Num belo dia eu resolvi me desfazer de uns papeis da época da faculdade de Jornalismo [ década de 90 ] e achei um papelzinho com esse poema escrito na 'pré-história'. Achei tão lindo, carregado de sentimentos. Foi então que eu resolvi matar dois coelhos com uma cajadada só: postei no blog. Assim eu me desfazia do papel e não perdia o poema.

E então, deve 'ter chovido' más interpretações a respeito de um simples poema [ ela deve estar triste, solteira, arrependida, sofrendo, infeliz... ] [ ... ]  O ser humano é algo! Algo tão pequeno! Dá pena, sabe?! Pena mesmo! As pessoas em vez de procurarem a poesia nas palavras, ficam buscando problemas na vida dos outros. 

Sabe o tatu-bola? Aquele animalzinho que em situações de risco enrola-se para proteger-se? 

Gente, prazer! Tatu-bola!

O dia que eu estiver sofrendo, triste, arrependida, eu estarei fechada em mim mesma, em algum lugar. Não estarei aqui. No dia que eu não aparecer por aqui, no dia que não houver mesa 1... a minha ausência estará falando por mim!

Mas se você é do tipo que fica na janela para querer saber o que se passa na vida dos outros, então eu sugiro que você vá lá ler o post 'O que você guarda nas suas amígdalas?'http://vezenquandopub.blogspot.com.br/2011/10/o-que-voce-guarda-dentro-das-suas.html ]. Nossas amígdalas abrigam lembranças, impressões emocionais  e um repertório de respostas que um dia interpretamos sem compreender muito bem porque o fizemos. Essas memórias emocionais ficam guardadas nas nossas amígdalas.

Se mesmo assim não está claro, então leia o post 'Essência' [ http://vezenquandopub.blogspot.com.br/2011/10/essencia.html ] e pelo amor de Deus, coloque em prática, pelo menos, o mandamento 45.

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

Pode ser que você perceba que a vida é uma festa! Estamos cercados de poesia por todos os lados! Aproveite esta mesa para perceber o encanto da vida, a emoção nas palavras dos poetas! E era isso!

15 comentários:

  1. Já disse aqui uma vez que, nem tudo o que escrevo é o que sinto, talves, quem sabe, algo que gostaria sentir, ou não.

    Ter que explicar o que se escreve acaba fazendo com que o lance perca a graça...

    ...eu te entendo, Tatu Bola.

    ResponderExcluir
  2. antes mesmo que um anônimo da vida corrija, troca o "S" pelo "Z" no talvez =)

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre digo isso das minhas postagens no meu Facebook, pois qualquer inspiração acaba sendo levada pelos outros como um espelho do momento atual. Ai, que gente xarope! Facebook não é autobiografia e os posts da Carla, pelo visto, também não! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Tati!
      Ai que gente xarope!
      Até que tenho muita paciência!
      Ainda me dou o trabalho de escrever um texto longo... 'explicando'!

      Aff!

      Excluir
    2. Tati,
      Mas quando vamos postar alguma coisa no facebook ele não nos diz assim: "No que você está pensando"?
      Não falo em espelho, mas no meu caso sempre coloco alguma coisa que estou vivenciando.
      Mas concordo contigo que biografia não é... até porque tenho cenas da vida bem "picantes" que não saio postando eheheheh.
      Beijo grande e saudades de passar por aqui.

      Excluir
    3. Cris e Tati...

      O ruim é a opção 'no que eu estou pensando agora' ser interpretada como um 'o que eu estou vivendo agora'.

      Excluir
  4. Olhem que linda a descrição do Vinicius sobre sua emoção ao ler um poema escrito pelo pai dele....

    "Minha maior tentação era, no entanto, meu próprio pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, poeta inédito, cujos manuscritos folheava deslumbrado, os mesmos que Bilac lera e cuja publicação aconselhara.

    Lembro que havia entre eles um soneto que levava meu nome, feito quando eu ainda no ventre materno. Cada vez que o lia, as lágrimas corriam-me livremente — e quantas não enxuguei sobre o papel amarelado para que não borrassem a linha antiga..."

    Esse trecho saiu do livro 'Para uma menina com uma flor', que eu ganhei da Grassi!!!!

    ResponderExcluir
  5. O primeiro poema do Vinicius começou assim:

    "O ar está cheio de murmúrios misteriosos..."

    E diz ele:

    De repente, a poesia fez-se tão exigente, o poeta fez-se tão lúcido...

    Por que tiveste que passar, poesia inocente, poesia ruim, que eu fazia com os olhos nos olhos da lua? Por que morreste e deixaste o poeta calmo, firme, sóbrio dentro da noite
    sem mistérios?

    ResponderExcluir
  6. A nossa interpretação traduz apenas a nossa maneira de ver o mundo,
    com toda a deficiência da nossa mirada.

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo texto Carla!
      Vem de encontro com um livro que acabei de ler: Corpo e Mente de Silvana de Souza Ramos.
      "Minha existência viva, contudo é uma mistura: sou um corpo material unido a uma mente pensante."
      Somos um corpo material que percebe confusamente o mundo.

      Excluir
    2. Cris, lembrei daquela nossa frase clássica:

      Nosso olhar está carregado dos nossos pressupostos.

      :D

      Excluir
  7. sorry amigos do bom e velho português... eu quis dizer "vem ao encontro..." e não DE!

    ResponderExcluir
  8. Ainda pensando.... ou melhor refletindo.
    Lembrei da Metáfora de Gilberto Gil
    Uma lata existe para conter algo,
    Mas quando o poeta diz "lata"
    Pode estar querendo dizer o incontível
    Uma meta existe para ser um alvo,
    Mas quando o poeta diz meta
    Pode estar querendo dizer o inatingível
    Por isso não se meta exigir do poeta
    Que determine o conteúdo em sua lata
    Na lata do poeta tudo-nada cabe,
    Pois o poeta cabe fazer
    Com que na lata venha caber
    O incabível
    Deixe a meta do poeta, não discuta,
    Deixe a sua meta fora da disputa
    Meta dentro e fora, lata absoluta
    Deixe-a simplesmente metáfora.

    ResponderExcluir