Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, Blumenau vai se transformar com o Festival Brasileiro da Cerveja, evento que reúne cervejarias, cervejeiros e consumidores num espaço organizado de exposição e comercialização de cervejas. O Festival contará também com atrações musicais. Eu adorei a programação de palestras. Confiram:
17 de novembro
21h - Ingredientes Exóticos na fabricação de Cervejas Especiais
Marcelo Carneiro: Proprietário da Cervejaria Colorado.
18 de novembro
16h - Estilos de Cerveja e Concursos Mundiais de Cerveja
Gordon Strong: presidente da Beer Judge Certification Program ou BJCP, uma organização sem fins lucrativos, formada em 1985 nos Estados Unidos "para promover alfabetização cervejeira e apreciação da verdadeira cerveja, e para reconhecer habilidades na degustação e avaliação de cervejas".
19h - Sommeliers de cerveja pelo Mundo e Harmonização com cerveja na gastronomia
Cilene Saorin: É mestre cervejeira com graduação na Espanha pela Universidad Politécnica de Madrid - Escuela Superior de Cerveza y Malta e sommelier de cervejas com graduação na Alemanha pela Doemens Akademie.
21h - História da cerveja no Brasil
Ronaldo Morado: Autor do livro Larousse da Cerveja, tornou-se cervejólogo a partir da experiência internacional como executivo empresarial. Atualmente presta consultorias na área além de escrever artigos sobre o tema para diversos veículos de comunicação.
19 de novembro
19h - Unique malts for unique beers
Julien Slabbinck: Master of Science in Industrial Sciences (Biochemistry), Haute École Lucia de Bouckere, Institut Meurice, Brussels, Belgium, 2006. Essa palestra conta com o apoio da Castle Malting e WE Consultoria.
21h - "Beer and Chocolate", two of the three Best Food Groups
Pete Slosberg: Pete Slosberg é um dos pioneiros da Nova Escola Cervejeira Americana. Fundador da Pete´s Wicked Ale, há quase dez anos vem se dedicando a "Cocoa Pete´s Chocolate Adventures".
Cadê todo mundo?! Tão bebendo aonde?!
ResponderExcluiric! ic!
ResponderExcluirTatizi, (entrei no clima) hahahah mas não é oktoberfest, né... to brincando.
Não entendo nada de cerveja, gosto de beber. Ponto. Mas admiro muito quem entende do assunto.É legal tu conversar com alguém que possa te dar uma outra visão e te mostrar que beber cerveja não é apenas pra dar aquele "brilho"...
Muito legal, muito bom... rasguem essas três páginas da agenda... imperdível!
Cheguei!!! o/
ResponderExcluirTati, adorei essas informações! Fiquei morrendo de vontade de participar desse festival! Muito legal!
Nossa! Não sabia que havia 'Escuela Superior de Cerveza'. Que interessante isso!
ResponderExcluirFiz uma breve pesquisa sobre isso e descobri a Associação Española de Tecnicos de Cerveza y Malta.
Aqui tem a história da criação da Associação:
http://www.aetcm.es/Quienes/q_historia.htm
Olhem que legal este curso do SENAC SP:
ResponderExcluirFormação de Sommelier de Cervejas
O participante desenvolve competências para atuação como sommelier de cervejas, disseminando a cultura cervejeira em bares, restaurantes, hotéis, distribuidoras, produtoras e importadoras de cervejas em diversas áreas, como logística, comunicação, comercialização ou serviço de cervejas.
No curso, o participante desenvolve habilidades necessárias ao exercício da profissão de forma ética, sugerindo diferentes estilos de cerveja e suas possibilidades de harmonização para garantir experiências gastronômicas prazerosas.
(Carga horária: 100 horas)
É, beber cerveja está na moda, com tanta procura para se produzir artesanalmente, quem ganha são os apreciadores de novos sabores.
ResponderExcluir