Como vocês devem perceber eu adoro novidades e adoro falar de trends. Procurando um assunto bacana pra minha postagem semanal eu descobri que existem drinks moleculares, surgidos a partir da tendência da gastronomia molecular, expressão criada em 1988 pelo físico húngaro Nicholas Kurti, da Universidade de Oxford, e pelo químico francês Hervé This, referindo-se à ciência que estuda os fenômenos físicos e químicos na cozinha. Porém, foi o chef catalão Ferran Adrià que passou a desconstruir os alimentos, transformando sólidos em espumas, líquidos e emulsões. O restaurante El Bulli, na Espanha, serve caipirinha de nitrogênio com a consistência de sorvete! A técnica é ótima para explorar novas sensações! Espiem o vídeo:
Mr. Lam. A bartender Lucíula Martins propõe a degustação Tasting Lucy (R$ 56,00). São quatro minidrinques à base de vodca, frutas, e especiarias: dois líquidos e dois moleculares em formato de esferas - uma de caju, vodca e lichia, outra de morango e vodca. Servidas em colheres, as esferas alcoólicas coloridas parecem sobremesa. A bebida fica envolta por uma película que lembra a da gema do ovo. Estoura quando você coloca na boca e mastiga.
Meza Bar. O Tropicália (R$ 18,50) é um drinque molecular que parece chope, mas não é. O bartender Gustavo Stemler, criador do coquetel, explica: "Peguei o chope, um símbolo carioca, e fiz uma desconstrução em cima dele. Montei a base amarela com uma mistura de maracujá, cevada, cointreau e vodca. O colarinho é o drinque molecular: espuma de mojito. Coloco a bebida cubana em um sifão, acrescento nitrogênio e ela ganha a textura de chantilly. Também vai gelatina incolor para ajudar na consistência".
Fonte: Veja Rio.
E você comeria estes drinks? Está aberto a novas sensações e sabores?!
ResponderExcluirTati, muito show isso!!!
ResponderExcluirADOREI! Estou morrendo de vontade de experimentar o caviar de néctar de pêssego! hehehehe
Quem sabe na semana que vem, quando estivermos no Rio, eu e a Grassi tenhamos essa oportunidade!!!
Deve ser muito bom o Mr. Lam e o Meza Bar.
ResponderExcluirJá que eu gosto de cerveja, eu posso experimentar o Meza Bar e a Grassi fica com o Mr. Lam.
O que achas Grassi?
Bah, muito legal Tati!
ResponderExcluirMas me diz uma coisa: o que falaria ao ser parada em uma blitz de trânsito? que não bebeu nada? (só comeu) hahaha
hahahaha...
ResponderExcluirO Rafael já está pensando em como tentar fazer isso em casa! Hahahahah
Pablo, acho que é um pouco mais forte na blitz do que um bombom de licor! :)
ResponderExcluirGelatina e bombril, 1001 utilidades,hehehe
ResponderExcluirNossa muito bacana, vou fazer para postar no meu blog, muito bom!!!
ResponderExcluir