Mesas

Mesa 1
Carla
Mesa 3
Marcus
Mesa 6
Rita
Mesa 7
Mari
Mesa 8
Cris
Palco 10
Victor Hugo

sábado, 14 de abril de 2012

Superação

Eu adoro ler histórias de superação (Miss Globo Repórter!).
Esses tempos eu conheci através de um reportagem da Folha, a história do José Reinaldo Lopez.
Diante do sofrimento de uma irmã doente, ele decidiu que queria ser médico. Lavrador em Monte Belo, no sul de Minas, e praticamente analfabeto funcional, ele voltou a estudar, conseguiu deixar de trabalhar na roça de café e já concluiu a faculdade de Enfermagem. Agora, aos 33 anos, é bolsista de Medicina na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto).



Lopez abandonou a escola com 16 anos, após cursar só até a quinta série. Trabalhou na lavoura de café e se apaixonou pela medicina em um período no qual precisou cuidar da irmã, que estava doente. Conseguiu dinheiro para começar a faculdade escrevendo cartas com pedidos de ajuda. "Um dia pretendo retribuir", diz.

Eu li a entrevista na íntegra na época, mas não consegui localizar ela para mostrar o quanto a fala dele foi emocionante. Esse é um exemplo do que já falamos aqui, que reflete minha opinião, e acho que da Carla também. Nem sempre quem nasce pobre estará condicionado a ser pobre se batalhar, correr atrás e não se deixar levar pelo discurso cômodo de que foi Deus quem quis assim, vou viver de bolsa do governo ou uma simples conformação com o que a vida presente lhe oferece.
Já parou para pensar sobre isso?

Um comentário:

  1. nada cai do céu, tem gente que não sabe disso e passa a metade da vida "esperando" ela mudar e a outra metade sem saber porque não mudou...

    Conheço gente que recebeu léguas de campo e que não plantou uma arvorezinha se quer, conheço gente que enriqueceu com 20 hectare... trabalho, esforço, dedicação, vontade de mudar.

    ResponderExcluir